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Análise / Review: Crypt of the Necrodancer

Quando um jogo ainda em acesso antecipado atinge primeiro lugar nas vendas do Steam, e depois de lançado oficialmente fica em terceiro lugar como jogo melhor avaliado pelos usuários do Steam, com certeza indica que ele possui alguma coisa de especial.

Crypt of the Necrodancer chegou para sacudir o mundo dos indies roguelikes, com um desafio fenomenal, uma jogabilidade simples e um conceito único: ser um roguelike e um jogo ritmo ao mesmo tempo. Será que isso funciona?

Pegue sua pá, e embarque nessa aventura conosco, conhecendo mais sobre cada detalhe do jogo!

Ficha Técnica

Gênero Roguelike
Ritmo
Desenvolvedora Brace Yourself Games
Publicadora Brace Yourself Games
Klei Entertainment
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 23/04/2015
Versão analisada 1.0.5
Data da análise 06/05/2015

Requisitos Mínimos

Processador 2 GHz
Memória 1 GB
Espaço em Disco 1,6 GB
Vídeo 512 MB

Enredo

A história começa com a jovem Cadence indo até a Cripta do NecroDancer, contrariando as vontades de seu tio Eli, para procurar seu pai Dorian, que haveria ido até a Cripta há dois anos atrás procurar pela Golden Lute. Sim, nem comecei a falar da história de fundo do jogo, e já mencionei três personagens, parece novela!

Enfim, quando Cadence chega à cripta, ela começa a cavar com uma pá para poder entrar, quando subitamente o chão abaixo dela abre sozinho, e ela simplesmente cai como uma batata, batendo a cabeça numa pedra ao atingir o solo, resultando em sua morte. Então, o NecroDancer aparece e rouba seu coração, amaldiçoando-o para bater conforme a música!

Feliz da vida, o NecroDancer leva seu coração embora para o seu covil no fim da Cripta. Provavelmente pra usar como objeto decorativo ao lado de sua TV.

Já Cadence, acorda logo em seguida, sentindo que alguma coisa está errada, mas destinada a aventurar-se ao fim da cripta para salvar seu pai e livrar-se da maldição.

Esse é o prólogo do jogo, visto durante a cutscene inicial e revelado em mais detalhes nas cutscenes que aparecem a medida que você progride na história jogando com a Cadence, e alguns outros personagens depois de zerar com ela (que não vou citar pra evitar spoilers).

O jogo ao todo tem 10 personagens diferentes, sendo apenas dois inicialmente liberados (Cadence e o bardo), e o restante precisa ser destrancado!

Ao entrar na primeira vez no jogo, você terá um rápido tutorial para aprender o básico do jogo.

Já sua campanha é dividida em 4 zonas, e cada uma das zonas possuem em via de regra 3 fases e no fim, uma fase de chefe.

Progressão

Roguelike

Como todo roguelike completo, o jogo possui progressões temporárias, válidas apenas durante cada sessão de jogo, e progressões permanentes.

A grande maioria das progressões permanentes gira em torno do gasto de diamantes, itens encontrados nas fases no chão, escondidos na parede, ou após derrotar um chefe pela primeira vez.

Porém, cuidado: toda vez que você iniciar uma nova partida, seus diamantes serão zerados, e portanto o jogo sempre irá confirmar se você realmente quer iniciar uma nova partida, caso possua diamantes para gastar.

Os diamantes devem ser gastos portanto ainda no Lobby do jogo, antes de você escolher a fase que deseja ir, em uma de suas lojas.

Na verdade, muita das lojas do Lobby precisam ser liberadas também: ao todo, são 9 lojas disponíveis no Lobby, sendo que 5 delas precisam ser liberadas. Para liberar os NPCs correspondentes a tais lojas, você precisará achá-los em jaulas durante uma partida, e abrí-los com suas respectivas chaves.

As principais lojas em termos de progressão permanente são:

  • Dungeon Master: loja já liberada desde o início, disponível no topo central do Lobby, e vende containers de coração adicionais, além de chests adicionais por fases e um aumento do multiplicador de gold.
  • Hephaestus: loja liberada desde o início também, disponível no topo esquerdo do Lobby, e serve para liberar equipamentos adicionais (armas, armaduras, botas ou capacetes) que poderão então ser encontrados nas próximas partidas.
  • Merlin: liberado na zona 1, disponível no topo direito do Lobby, e serve para liberar itens adicionais (magias, anéis ou consumíveis) que poderão ser encontrados nas próximas partidas.
  • Janitor: loja já liberada desde o início, disponível na parte inferir esquerda do Lobby, que te permite remover itens do pool do jogo para não serem mais encontrados.
  • Diamond Dealer: liberado na zona 2, disponível na parte inferir direita do Lobby, e vende itens que o jogador levará na próxima partida.

Progressões temporárias

Já as progressões temporárias, válidas apenas durante cada partida, incluem todos equipamentos coletados durante as fases: armas, ferramentas, tochas, armaduras, capacetes, botas, anéis, consumíveis, pick-ups e magias.

Esses itens poderão ser encontrados em contêineres, achados em monstros, ou comprados de lojas diversas. Ah, e por falar em comprar, né, a moeda principal do jogo em termos de progressão temporária é o ouro!

Quase todos monstros deixarão ouro no chão ao morrer, e a quantidade de ouro que você recebe varia tanto conforme o tipo de monstro derrotado, quanto o seu multiplicador de Groove Chain, que será detalhado adiante.

Os efeitos de shrines, altares que poderão ser eventualmente encontrados em fases e causam efeitos positivos e negativos sobre o jogador, também são válidos apenas durante a partida em que são ativados.

Além disso, é claro, o você poderá também liberar os personagens extras: como citado anteriormente, o jogo possui 10 personagens, e 8 deles precisam ser destrancados, alguns completando uma determinada zona do jogo, outros zerando o jogo com um determinado personagem, etc.

Competição online

Para os mais competitivos, pode-se tentar um escore na leaderboard no All Zones Mode, ou ainda o escore diário da Daily Challenge.

O melhor de tudo é que acessando as leaderboards, o jogo te dá a opção de assistir ao replay dos outros, tudo isso dentro do próprio jogo!

Jogabilidade

Ritmo

O jogo possui uma jogabilidade simples , difícil, e muito peculiar: trata-se de um jogo de ritmo, onde o jogador deve desempenhar ações apenas a cada batida da música.

Na parte inferior da tela, há um coração no meio, e as batidas são as barras que movem-se em direção ao coração. O coração irá bater assim que a barra chegar nele, e as ações devem ser desempenhadas próximas a este momento.

Difícil? Certamente é, mas ao menos todos os inimigos e objetos estão vinculados às batidas também! Na prática, parece que é um jogo em turnos, onde todos os turnos ocorrem simultaneamente para todos, e pra piorar, possui uma duração fixa!

A câmera do jogo é fixa de cima para baixo, e a movimentação é feita puramente em dois eixos, podendo o jogador utilizar as setas direcionais para mover no sentido desejado - e estas 4 teclas são as únicas necessárias!

E como ataca? Basta estar ao lado do monstro, e pressionar a tecla como se fosse movimentar-se sobre ele. A complexidade disso é que o monstro pode também tentar te atacar!

Tática

A tática no jogo envolve movimentar-se quando necessário para controlar a posição dos inimigos em relação a sua, seja andando em círculos em alguns momentos, ou até cavando um buraco numa parede apenas para permanecer parado enquanto o inimigo avança em sua direção! Mas tudo isso requer treino, observação e paciência.

Portanto, o desafio do jogo, além de manter o ritmo, é observar os padrões dos inimigos, para que você consiga se aproximar deles sem se expor a seus padrões de ataque.

Ao tentar mover sobre uma parede, seu personagem tentará utilizar sua pá para escavá-la, e poderá ou não ter sucesso nisso, dependendo tanto do tipo da parede, quanto da qualidade da pá.

Groove Chain

Toda vez que você mata um inimigo, você ativa o Groove Chain (também chamado de Multiplicador de Moeda), que terá indicadores visuais na tela de que está ativo, e serve para aumentar a quantidade de ouro ganha no jogo, conforme seu multiplicador.

Tomar qualquer tipo de dano ou perder uma batida irá imediatamente resetar o Groove Chain, fazendo o jogador perder o bônus acumulado. Ou seja: para manter o bônus, você deverá mover-se sempre conforme a batida, matar inimigos para aumentar o multiplicador, e evitar tomar ataques!

Escavar paredes, além de criar atalhos em seu trajeto ou descoberta de salas secretas, é uma boa tática também para realizar uma ação na batida da música sem fazer seu personagem mover-se, sendo assim um elemento tático importantíssimo em quem quer jogar sem perder o multiplicador.

Ações

O jogo permitirá outras ações, como ativar bombas, utilizar itens ou lançar magias, e estas ações sempre serão desempenhadas com combinações de duas teclas de movimentação.

Por exemplo, Baixo + Esquerda irá jogar uma bomba, Cima + Direita lançará sua magia, etc. As combinações podem ser facilmente vistas na tela a medida que você tiver determinada ação disponível.

Sobre lançar magias, um detalhe legal: você poderá lançar gratuitamente a magia pela primeira vez, e ela entrará numa espécie de cooldown, onde ficará disponível novamente após você matar um número específico de inimigos. Ou então, te dá a opção de sacrificar uma quantidade da sua vida para lançá-la imediatamente!

A combinação de teclas por vezes atrapalha, quando você erra no tempo exato das teclas, e acaba andando ao invés de desempenhar a combinação desejada. Em função disso, o jogo permite que seja configurada uma tecla ou botão para cada ação.

Parece pouco? Cada um dos 10 personagens possui alguma particularidade, tanto em relação aos itens iniciais quanto a mecânicas do jogo, e afetam em muito a jogabilidade, ampliando muito a rejogabilidade e o desafio.

Você poderá escolher qual zona deseja entrar através do Lobby. Cada zona possui uma temática diferente e inimigos e subchefes únicos, e a cada fase da zona, os inimigos ficam mais poderosos, com mais vida ou dano.

Chefes

Para passar de fase, você deve derrotar seus subchefes e descer pela escada principal, ou simplesmente achar um alçapão alternativo, que irá te levar imediatamente para a próxima fase, porém ao preço de cair numa sala-arena, com perigosos inimigos ao redor. Por fim, você também vai para a próxima fase assim que a música acaba...

Já os chefes são os mesmos para as zonas 1 a 3 (King Conga, Death Metal, Deep Blues ou Coral Riff), apenas em versões mais poderosas conforme a zona. Já chefes da zona 4 irão variar conforme o personagem.

Todas lutas de chefes são bem interessantes, expressando uma temática específica e padrões complexos em cima disso.

Morreu? Ok, hora de começar tudo de novo... pois é, roguelike cruel! Felizmente, o jogo te dará meios para treinar contra inimigos, subchefes e chefes, caso esteja à beira da frustração.

Cansou de jogar em cada zona isoladamente? Você pode tentar o desafio de enfrentar todas zonas de uma vez em sequência no All Zones Mode. Se enjoar das fases padrões, pode baixar fases feitas por outros jogadores na oficina, ou fazer as suas próprias!

Comandos

Pra quem não se sentir confortável nas teclas padrões, todas as teclas podem ser reconfiguradas, pode-se jogar em joysticks, ou até mesmo em Dance Pads!

Ah, uma peculiaridade do menu do jogo é que as opções podem ser alteradas usando a tecla para direita, e usar a tecla para esquerda irá voltar para o menu anterior! É algo bem peculiar do jogo, provavelmente para dar um uso fácil amigável aos Dance Pads, mas por vezes me enrolo nele!

Arte

Gráficos e Interface

O jogo possui gráficos em pixels simples e belos, com um toque de bizarrice proposital. Se você reparar bem, verá que os inimigos e os personagens estão dançando! Enfim, tudo pelo bem da temática, é claro.

A interface possui ícones grandes, espalhados ao redor da tela do jogo, que no fim das contas não obstruem a visão.

E ainda, o jogo traz inúmeras opções de interface para reduzir mais ainda qualquer obstrução!

Sons e Música

Os sons do jogo são bem únicos: em geral, são mais curtos do que o normal, tudo para não atrapalhar a música e percepção do ritmo. Um detalhe bem legal são os sons de ataque do personagem, que proporcionam aquela sensação épica de vitória ao derrotar um inimigo difícil.

Mas claro, o destaque fica por conta da trilha sonora: meticulosamente composta pelo músico Danny Baranowsky, conhecido por outros clássicos indies como Super Meat Boy e The Binding of Isaac. Cada fase possui uma faixa única, bem como cada chefe, extremamente temática e com influências únicas.

Se por acaso a música do Danny B não agradar, não tem problema: o jogo inclui duas outras soundtracks alternativas: uma versão de metal, desempenhada pelo pelo FamilyJules7X, e uma versão Eletrônica Dance pelo A_Rival!

Personalização de trilha

Por padrão as trilhas alternativas são especificas para alguns personagens, mas você tem toda liberdade de mudar a trilha de cada personagem, e portanto jogar com a que quiser!

E se nenhuma das trilhas agradar? Calma, que ainda sim tem salvação pra você: o jogo permite que você utilize suas próprias músicas nas fases!

Infelizmente a detecção de ritmo não é tão legal quanto você iria imaginar, mas não deixa de ser uma alternativa!

Cooperativo

Tela compartilhada

Contando com suporte a cooperativo local para dois jogadores. Para colocar o jogo de dois, você deve andar até a respectiva opção no Lobby, antes de escolher alguma fase.

Cada jogador pode escolher um personagem diferente, e começará a partida com os mesmos upgrades permanentes liberados. A interface fica com ícones menores em sua maioria, com setores separados no meio da tela para cada jogador.

O jogo muda muito pouco de dois: basicamente, ambos tem de jogar no ritmo, mas cada um tem sua vida e seus itens. Se um jogador passa de fase, o outro vai junto; se estava morto, é revivido com pouca vida. Também é impossível de se afastarem muito, ficando presos à visão da tela.

Desafio

Mas ai fica fácil, certo? Nada: pra começar, um jogador bloqueia o outro, portanto é importante ter sincronia e combinar trajetos. Além disso, itens precisarão ser divididos, sendo importante um rodízio, ou definir a prioridade para cada um em cada situação.

Uma um detalhe curioso é que como o jogo não possui muitos botões, dá pra facilmente dois jogarem no mesmo teclado (por padrão, um no WASD, e outro nas setas), sendo portanto desnecessário ter um joystick para o cooperativo local!

Veredito

Vendo isso tudo, dá pra entender como um joguinho simples assim conseguiu tanta atenção! Afinal de contas, não é todo dia que sai um roguelike tão genial, com jogabilidade simples porém divertida e imersiva, e acima de tudo, extremamente recompensatória!

Ele nasceu para ser um roguelike justo, que tivesse certa aleatoriedade sim, mas que valorizasse mais a habilidade do jogador do que a sorte. E mais: que valorizasse mais ações bem pensadas do que ações rápidas em sequência. E com certeza, acertaram na mosca!

E o melhor: muita rejogabilidade, deixando o jogador decidir exatamente o desafio que quer enfrentar. Exceto se você quiser um modo fácil, isso realmente o jogo não tem...

Sem contar que o jogo também é riquíssimo em detalhes: muita gente vai reparar que o NPC vendedor canta conforme as músicas das fases! E o moço é bem afinado, viu... tudo isso soma-se ao jogo, e reflete o brilho de uma verdadeira gema.

Além disso, cobriram muita coisa em seu desenvolvimento: sistema nativo para speedruns e score runs com replays in-game, edição de fases com integração ao workshop, opções de variação e personalização de trilha sonora, dezenas de itens variados, personagens com jogabilidades únicas... é, pensaram em quase tudo! Não tem como não recomendar...

Pra ser perfeito, acho que só faltaria coop online, e claro, algum modo competitivo! Mas aí é pedir demais também, não é? Quem sabe um dia, né...

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