As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Devil's Dare

Que o mercado está repleto de jogos de zumbis todo mundo sabe, mas quantos deles são Beat'em Up de raiz?

Devil's Dare chega para mudar isso, resgatando funcionalidades esquecidas de jogos de fliperama, com uma temática irreverente - e claro, totalmente cooperativo, com suporte a 4 jogadores locais.

Sendo um sucessor espiritual de Bitejacker, um jogo em flash gratuito da mesma produtora, e continua repleto de referências e paródias a jogos e filmes dos anos 90.

Saiba onde e como vivem os últimos sobreviventes de um apocalipse zumbi numa convenção de jogos em Devil's Dare!

Ficha Técnica

Gênero Beat'em Up
Ação
Desenvolvedora Secret Base
Publicadora Secret Base
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 21/10/2014
Data da análise 08/11/2014
Processador 1.7 GHz Dual Core Intel Core 2 Duo @ 2.2 GHz
AMD Athlon 64 2.2Ghz
Memória 2 GB 3 GB
Espaço em Disco 700 MB 800 MB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GTX 260 GeForce GTX 460
Vídeo (AMD) Radeon HD 4870 Radeon HD 6850
Vídeo (Outra) 512 MB

Enredo

Paródia viva

A história do jogo é bem simples e bizarra: durante um grande evento de jogos, surge uma multidão de zumbis. Um grupo de 4 pessoas, que estava dentro do prédio do evento, é visitado por uma fada vermelha de nome Ivan, que dá a eles poderes para sobreviverem ao apocalipse zumbi.

Tudo isso é abordado com uma temática de jogos e horror, repleto de paródias e referências variadas, seja nas falas, nos personagens ou mesmo nos cenários das fases, e certamente constituem um dos grandes pontos fortes do jogo.

Escolha seu caminho

Iniciando o jogo, dentro da própria convenção, você terá a opção de seguir para a direita e receber um pequeno tutorial do jogo, ou pulá-lo seguindo para a esquerda.

Saindo do tutorial, será apresentada uma seleção de fases: ao todo, são 4 fases que você pode escolher, e ai já começa um diferencial do jogo.

Basicamente, você terá de passar pelas 4 fases, mas escolhe a ordem que as enfrenta. Mas não é só isso: cada fase consecutiva fica mais longa e mais difícil, tendo áreas extras, e eventualmente, chefes extras.

Ao todo, você enfrentará 10 segmentos: 1 da primeira fase que escolher, 2 da segunda, 3 da terceira, e 4 segmentos da última fase! Tudo isso deve levar cerca de 1 hora pra finalizar, bem tranquilo - se não fosse tão desafiador!

Progressão

Nada de progressões permanentes

Inspirado nos grandes clássicos do gênero, não há sistema de nível, nem qualquer tipo de progressão permanente - apenas uma leve progressão por partida, que influencia também a sua pontuação. Complicado?

Durante o jogo, você pegará moedas de ouro, sacolas e outras coisas mais, que te permitirão acumular dinheiro. Ao final de cada segmento do jogo, você receberá uma tela com 4 upgrades aleatórios para escolher um deles.

Ficar mais forte ou reviver?

Cada upgrade possui um custo em dinheiro, e alguns poucos inclusive são gratuitos. Os upgrades podem melhorar suas habilidades especiais, ou conceder bônus variados ao personagem.

O problema é que dinheiro tem outro uso essencial: reviver o personagem. Você não possui vidas extras, nem continue. Ao morrer, o jogo te dará duas opções: pague $1000 para reviver, ou morra. Simples assim!

O que piora mais ainda é o fato do custo de reviver aumentar a cada morte, chegando a até $2000. Portanto, prepare o seu bolso.

Um dos upgrades possíveis de pegar são as Soul Token, que funcionam como uma espécie de continue, que permitirão continuar o jogo após morrer e não ter dinheiro para reviver. Se você morrer e não tiver Soul Token, é Game Over - que irá inclusive apagar o seu save, na sua cara!

Por fim, ao zerar o jogo (ou morrer no meio do caminho), a sua pontuação será exatamente o dinheiro que você acumulou. Ou seja: se você pegar menos upgrades e morrer menos, fará muito mais pontos do que aquele coitado que passou pegando upgrades e morreu a beça.

Fora isso, a única progressão permanente no jogo são dois personagens secretos, liberados assim que você zerar o jogo.

Quem achar o jogo muito difícil, pode selecionar a dificuldade Casual no modo Arcade. Já quem zerar sem dificuldades na dificuldade Clássica e quiser um desafio maior, pode optar pelo modo Survival, em busca da maior pontuação!

Jogabilidade

Comandos simples

O jogo possui poucos botões, e vem com uma configuração de teclas bem diferente por padrão. Basicamente, você movimentará seu personagem utilizando as setas direcionais do teclado.

A tecla Z é utilizada para ataques normais, e se pressionada muitas vezes num inimigo, fará um pequeno combo.

Especiais

Outra tecla interessante é X, que utilizará os especiais. Ao contrário dos jogos clássicos, especiais não gastam vida, e sim uma barra especial de SP. Embora seja uma barra contínua, é dividida em 4 quadrados, indicando um limite de 4 SP.

Ao todo, cada personagem possui 3 especiais diferentes, e cada um possui um funcionamento e um custo de SP diferente: o primeiro é apertar X sem nenhum direcional junto; o segundo é apertar X segurando para cima ou para baixo, e o último é apertar X andando para esquerda ou para direita.

Ficou sem SP? Mate inimigos! Sempre que matá-los, eles irão derrubar uma bola azul de SP no chão, que recuperará instantaneamente 1 ponto de SP!

Fatality!

Os especiais, além de terem um poder devastador e utilidades variadas, serão utilizados com muita frequência por um motivo especial: Fatality!

Toda vez que você deixa um inimigo sem vida, aparecerá um marcador sobre ele, dizendo "Finish Him". Caso você execute um especial sobre esse inimigo, ele será finalizado, e você receberá um bônus de dinheiro por isso.

E não para por aí: caso você consiga finalizar 3 ou mais inimigos simultaneamente, ou num curtíssimo intervalo de tempo, receberá um bônus de Massacre!, que irá dar mais dinheiro ainda!

Mas a grande vantagem de massacres é que eles criam uma comida será gerada nas proximidades. Ou seja, o jogo te dá muitas chances de criar comida extra - desde que você tenha a habilidade para gerá-la.

O jogo possui também a famosa corridinha, que pode ser utilizada apertando Espaço ao andar em uma direção, ou para quem preferir, apertar duas vezes numa das direções, bem à moda antiga. A velocidade variará muito conforme o personagem, e para alguns é bem rápida!

Durante a corrida, você poderá dar um ataque normal para dar um golpe diferente, que também variará de formato e função conforme o personagem.

A última tecla é C, que criará um indicador visual colorido sobre o personagem que a apertar. Útil muito raramente, quando seu personagem se perde em meio aos inimigos ou outros jogadores.

Pularam o pulo

Pera, tá faltando um botão: e o pulo? Não tem! Nada de pular 2 metros de altura, e sair dando voadeira em todo mundo! Certamente é algo que faz falta em alguns momentos, mas que te força a elaborar novas estratégias de aproximação dos inimigos.

Breakout

Quando seu personagem começar a levar ataques de inimigos, ele pode abrir a guarda e ficar tonto, e então o jogo te dará a opção de desempenhar um Breakout, apertando os botões de ataque e especial simultaneamente para se soltar.

O efeito do Breakout é basicamente o mesmo de um especial normal, porém irá gastar todo seu SP, e deixará temporariamente sua barra de SP com Overheat, impedindo que você utilize especiais nesse período. Portanto, muito cuidado: só use em último caso!

Bônus de dinheiro

Ao final de cada segmento das fases, você receberá até 4 bônus de dinheiro:

  • Um por completar a fase;
  • Outro proporcional ao maior combo que você fez;
  • Outro proporcional ao maior número de mortes simultâneas que causou;
  • E finalmente, um caso você tenha finalizado o chefe com Fatality.

No fim das contas, é uma forma de valorizar quem joga melhor.

Enfim, é uma jogabilidade simples, com poucos botões, mas que exige muita habilidade, timing e paciência para ser bem executada.

O interessante é que cada personagem possui uma jogabilidade bem diferente, além de estatísticas variadas: cada um possui sua própria velocidade, alcance de ataques, vida, e tanto os ataques e combos quanto os ataques especiais variam muito. Portanto, masterizar cada um deve exigir muita dedicação!

Comandos

Todos os comandos são configuráveis livremente para cada jogador, com suporte a diversos joysticks. Só tem um porém: você precisará configurar manualmente cada controle!

Quem quiser mais detalhes, pode conferir o manual do jogo em formato PDF!

Arte

Gráficos e Interface

O jogo possui um estilo visual diferente: um 2D em pixels que parece 8-bit, especialmente pela paleta de cores limitada, utilizando cores frias mais escuras no cenário, e mais claras nos personagens e objetos.

Pela falta de diversidade de cores, a impressão que se dá é que o jogo é monocromático, e portanto o sangue na tela aparece muito em contraste - quase como nos filmes do Sin City!

A interface é bem minimalista, com quase nenhuma obstrução da tela, mostrando o dinheiro atual e o custo de reviver no topo, e em baixo, uma barra reservada para mostrar HP e SP dos jogadores. Com certeza, um trabalho excelente!

Sons e Música

Os sons são bem repetitivos, com pouca variação, com o jogo sendo uma repetição de sons de ataque, acertos no inimigo, quedas no chão, gemidos de morte, e moedas sendo pegas. Basicamente, são tão frequentes e repetitivos, que quase formam uma sinfonia, com uma pequena pausa entre as levas de inimigos e transições de tela.

As músicas são extremamente retrôs, lembrando clássicos como Final Fight ou Streets of Rage, talvez com um tom um pouquinho mais trevoso, mas na mesma linha. São músicas de fundo, no fim das contas.

Cooperativo

Coop clássico, mas sem drop-in

Agora sim! Nada como um Beat'em Up clássico, em forma de tributo, jogando com amigos! Devil's Dare possui cooperativo local para até 4 jogadores, e certamente foi feito para ser jogado assim!

Devido a seu formato de vidas limitadas e sem continues, o jogo não possui drop-in/drop-out: você deverá começar uma nova partida caso venha a ter jogadores adicionais, e escolher ali o número de jogadores.

A dificuldade das fases é proporcional ao número de jogadores, portanto o desafio está garantido. Pra dificultar mais ainda as coisas, o dinheiro é o mesmo para todos jogadores, assim como o custo aditivo de reviver! Portanto, cuidado com o bolso!

Só um detalhe: a comida precisará ser dividida! Portanto, lembrem-se disso, não deixem o amiguinho que está morrendo de lado e peguem a comida estando quase com vida cheia!

Para facilitar um pouco as coisas, ao final de cada segmento, aliados mortos são revividos automaticamente. Portanto mesmo que o pessoal morra, é possível que um jogador finalize o segmento sozinho, e reviva todos os outros para a próxima fase, sem qualquer custo de ouro.

Embora seja um tributo aos clássicos, o jogo não possui friendly fire, afinal de contas, já é difícil o bastante!

Mas antes de sair entrando no jogo, lembre-se de configurar os botões e teclas para cada jogador, pois o jogo não fará isso automaticamente!

Veredito

Devil's Dare é um Beat'em Up bem interessante: ao mesmo tempo que possui uma jogabilidade simples, é extremamente difícil para um jogador casual.

Pra ser sincero, eu obtive 2 Game Overs antes de conseguir zerar o jogo, e olha que eu sou macaco velho pro gênero, então imagino que pra maioria dos jogadores, o jogo deverá ser tão difícil quanto foi pra mim, ou mais!

A jogabilidade rápida e ação constante te mantém muito ocupado em boa parte do tempo, e um ataque mal colocado ou posicionamento ruim te fará levar um ataque, e eventualmente, vários, te forçando a dar um Breakout para sair - o que te penalizará com a proibição do uso de especiais, algo que quebra totalmente o seu jogo.

Acho que a abordagem é do mesmo estilo de Dark Souls: você será punido sim pelos seus erros, mas ao mesmo tempo, isso fará com que a vitória seja uma recompensa.

E especialmente neste aqui, onde não há nível ou algo assim, você precisará melhorar como jogador para vencer - nada de farmar ou grindar e passar fácil!

A experiência cooperativa é muito boa, especialmente por ser possível dividir a atenção dos inimigos, elaborar estratégias e tudo mais. Porém, qualquer vacilo pode resultar numa catástrofe para o grupo, e um Game Over prematuro!

Recomendadíssimo para qualquer fã do gênero, especialmente quem jogou clássicos como Final Fight, Streets of Rage ou Golden Axe! Mais do que isso, uma lição para todo jogador de nova geração, que está acostumado com mamata, vidas e continues infinitos!

Comentários