As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Guns, Gore & Cannoli

Mais um jogo de zumbis, quem quer? Ok, existem muitos, mas quantos são de plataforma? Ok, já deu pra reduzir muito... agora, quantos usam temática de máfia italiana? Só esse!

Guns, Gore & Cannoli é um divertido Shoot'em Up que faz essa mistura, com gráficos belíssimos desenhados a mão, e o melhor de tudo, cooperativo local para 4 jogadores. Pegue seu cannoli e nos acompanhe!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Shoot'em Up
Desenvolvedoras Crazy Monkey Studios
Claeys Brothers
Publicadora Crazy Monkey Studios
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 30/04/2015
Versão analisada 1.1.1
Data da análise 25/09/2015
Processador Intel i3 Intel i5
Memória 4 GB 8 GB
Espaço em Disco 5 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce GT 330 GeForce GTX 550 Ti
Vídeo (AMD) Radeon HD 3690 Radeon HD 6770
Direct X 9.0 11.0

Enredo

Prólogo

O jogo situa-se na cidade fictícia de Thugtown em 1925, durante o período de Lei Seca nos Estados Unidos, você acompanhará os passos do gangster durão Vinnie Cannoli, que é enviado à cidade pelo seu chefão, Mr. Belluccio, com a missão de localizar um tal de Frankie.

Assim que você chega na cidade num navio, logo recebe as boas-vindas de um bando de zumbis.

Campanha

A campanha do jogo é composta por 12 capítulos, e é um tanto curta, sendo possível finalizá-la em menos de 3 horas. Ao finalizar um capítulo, você poderá revisitá-lo na seleção de capítulos.

A história é até boa, tendo seus momentos de surpresas e reviravoltas. E fique tranquilo: você saberá de onde vem esses zumbis!

O jogo possui 4 dificuldades: Fácil, Normal, Difícil e Impossível. Você escolherá a dificuldade assim que iniciar a campanha, mas poderá mudá-la a qualquer momento durante as fases.

Entre alguns capítulos, são apresentadas algumas cutscenes, que possuem o mesmo gráfico do jogo, com o diferencial de serem um pouco mais detalhados, mostrando a boca dos personagens se movimentando conforme o diálogo, e claro, muitos gestos. O resultado final é algo bem divertido.

Progressão

Certamente é o grande ponto-fraco do jogo: a ausência de progressões em geral. Nada de sistema de nível, nem pontuação, nem mesmo itens escondidos nas fases, que são extremamente lineares.

Talvez a única forma de progressão no jogo sejam as armas: você começará com apenas uma, e ao longo da campanha, liberará 8 armas extras, além de granadas e molotovs.

Se você for muito curioso nas explorações de fase, pode até ter acesso a alguma das armas um pouquinho antes dela aparecer de forma óbvia no meio do caminho, mas é algo muito sutil e ocasional.

Jogabilidade

Plataforma

Você irá mover o personagem para os lados utilizando as teclas A e D, com S fazendo o personagem se agachar.

A barra de espaços é utilizada para fazer o personagem pular. No jogo, o pulo é analógico, ou seja, dá diferença na altura do pulo você dar um leve toque na tecla, ou segurá-la.

Uma curiosidade sobre o jogo é que para trocar de nível em locais com escada, é necessário pular sobre a escada, caso contrário o personagem passará andando por baixo dela, se possível.

Tiroteio

A tecla J fará você disparar sua arma. O jogo não possui mira com mouse ou algo do gênero, sendo possível mirar apenas para os dois lados do personagem.

Como o jogo faz diferença o local onde você acerta inimigos (sim, tem headshots), você notará que cada arma possui uma precisão e altura de onde as balas saem. Milagrosamente, a altura da arma inicial é a cabeça dos inimigos.

Em muitas situações de plataforma, você deverá pular e atirar no ar para acertar inimigos, esconder-se agachando atrás de objetos, e assim por diante.

Recarregando

Algo surpreendente para esse tipo de jogo é que as armas possuem um pente, e precisam ser recarregadas com a tecla R.

A pistola inicial possui munição infinita, mas todas as outras armas possuem munição limitada, e cada arma possui seu próprio tipo de munição.

Quando a munição de outra arma acaba, fica impossível utilizá-la, até que você encontre novamente a arma na fase, ou especificamente munição para ela.

Para trocar de armas, você pode utilizar as teclas L e M para passar entre elas, ou apertar os números correspondente à ordem delas.

Chute

Outro comando inusitado do jogo é o chute, utilizando a tecla K. Além de poder ser usado para abrir portas e acionar alavancas, é um recurso muito útil em combate, especialmente contra zumbis.

Ao chutar um zumbi, ele será empurrado para trás, dando um espaço para respirar um pouco e reagir. Você pode chutar muitos zumbis de uma vez, se estiverem próximos.

Chutar também causa um pequeno dano, sendo possível chutar um zumbi até a morte.

Fogos de Artifício

Você poderá lançar granadas com a tecla U, e lançar molotovs com a tecla I, caso tenha algum deles com você, é claro. O arremesso de ambos também é analógico, permitindo que você segure a tecla para serem jogados mais longe.

Também é possível atirar em barris no cenário, que pegam fogo, e em seguida explodem. Muitos dos veículos no caminho também podem ser explodidos dessa forma.

Atordoamento

Sempre que você atira num inimigo, ele fica atordoado por um pequeno tempo, sem reação. Dessa forma, é possível manter um inimigo parado sem ser uma ameaça, se você atingi-lo em sequência.

Você também sofre ao levar golpes, ficando lento por um pequeno intervalo. Por isso, é importante reagir com chute contra zumbis que estão próximos, pois você não conseguirá fugir correndo e pulando assim que eles chegam até você e te atacam.

Morte

Você pode morrer de várias formas no jogo: em combate contra inimigos, em lutas de chefe, em incêndios do cenário, em precipícios entre dois prédios, enfim, formas não faltam.

Assim que morrer, você voltará para o último check-point da fase para tentar novamente. Não há continues ou vidas limitadas.

Para recuperar vida, você deverá achar alguns cannoli no chão, que o personagem imediatamente comerá e ainda elogiará. A vida também é recuperada entre os capítulos da campanha.

Comandos

Todos os comandos do jogo podem ser reconfigurados. O jogo inclusive tem suporte a dois presets para jogadores de teclado.

Também é possível jogá-lo com controle sem quaisquer problemas, e configurá-lo ao seu gosto.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos muito belos, apesar dos traçados simples e cartunescos, utilizam muita iluminação e sombreamento. Os cenários são extremamente detalhados, contribuindo tanto para ambientação quanto para a beleza do jogo.

A interface é extremamente compacta, escondendo os ícones de armas na maior parte do tempo, e faz o seu papel muito bem.

O destaque vai para as animações dos personagens, desenhadas à mão, que retratam com detalhes todos seus movimento, ações, e inclusive sua morte, de forma muito fluída.

Sons e música

A música do jogo é extremamente temática, e encaixa-se muito bem com a ambientação do jogo.

Os sons são bons, mas geralmente obstruem a própria música.

A melhor parte é a dublagem durante as cutscenes, que contribuem para a caracterização dos personagens, e torna-as mais divertidas ainda.

Cooperativo

Guns, Gore & Cannoli pode ser jogado cooperativamente em até 4 jogadores locais. Para isso, na tela de gerenciamento de jogadores anterior às fases, você deve Adicionar jogadores utilizando seu respectivo item no menu.

Após adicionar o número de jogadores desejado, você deverá atribuir os controles a serem utilizados para cada um deles.

Também é possível selecionar a skin para cada um dos jogadores. É algo puramente visual, para diferenciar os jogadores.

A dificuldade é proporcional ao número de jogadores, aumentando o número de inimigos. Felizmente, os itens pegos são compartilhados entre todos jogadores.

A câmera é fixa, e não irá se afastar ou dividir. Caso um jogador avance mais do que os outros, a tela se centrará no jogador que avançou, e os jogadores restantes serão teletransportados para o canto esquerdo da tela.

Caso um dos jogadores morra, ele poderá apertar o botão de tiro para reviver, pegando emprestado parte da vida dos outros jogadores. Clássico, e útil pra ninguém ter que ficar assistindo!

Veredito

Máfia italiana, zumbis e cannoli - essa mistura dificilmente poderia dar errado. Guns, Gore & Cannoli é ao mesmo tempo um jogo belíssimo, sangrento e divertido, ideal para os fãs de jogos em plataforma.

As animações são muito bem feitas, e o nível de detalhamento dos cenários realmente impressiona. É uma obra de arte, muito agradável de se ver.

Apesar da campanha curta, as 4 dificuldades são um incetivo à rejogabilidade. Sem contar que jogar cooperativamente, rende uma boa sessão de jogatina na medida certa.

Comentários