As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: KingsRoad

Já viu um jogo de navegador de qualidade? E um ARPG gratuito bom? KingsRoad é exatamente isso - um ARPG, quem ainda em Open Beta, consegue surpreender a todos.

O jogo pode ser jogado via Facebook, ou através do site da Rumble Games, desenvolvedora e publicadora do jogo.

Ficha Técnica

Gênero ARPG (Action Role-Playing Game)
Diablo Clone
Desenvolvedora Rumble Entertainment
Publicadora Rumble Entertainment
Cooperativo Online 3 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 01/03/2013
Data da análise 16/03/2013

Requisitos Mínimos

Processador 2.33 GHz
Memória 1 GB
Vídeo Shader 2.0

Enredo

Tutorial

Você é um herói nas terras de Alderstone, e deve salvar o mundo dos vilões e criaturas que dominam várias regiões. O jogo possui uma questline, que pede inicialmente que você passe pelas 24 fases. Cada fase terá uma quest própria.

O jogo começa imediatamente numa fase de tutorial, onde você deve salvar a vila que está sendo atacada por bandidos.

À medida que você completa quests, além de receber recompensas (XP, dinheiro e as vezes itens), também irá liberar novos NPCs na cidade, cada um com funções distintas.

Campanha

Você deve, ao retornar na vila, fazer o que for pedido antes de prosseguir para a próxima fase, como aprender uma skill, ou comprar comida. Esses pedidos são partes da quest, e servem como tutorial para mostrar ao jogador como utilizar o novo NPC liberado.

Após finalizar as 24 fases, o jogo liberará a dificuldade Heroico para todas as fases. A partir daí, você terá duas cadeias de quests distintas e simultâneas.

A primeira consiste, naturalmente, em passar das 24 fases no modo heroico. A segunda é a quest de Mastery, que pede que você passe de uma mesma fase várias vezes, até preencher toda a barra de avanço da fase, recebendo ao fim um punhado de itens (geralmente poções).

Progressão

Nível

Fiel ao gênero, o jogo conta com progressão de nível, e dois recursos financeiros: moedas de ouro e gemas.

Para passar de nível, basta matar monstros e completar quests. Para agilizar o processo, o jogo conta com um buff chamado Benção da Rainha (Queen's Blessing), que pode ser usado gratuitamente 1x por dia, e durante 15 minutos garante +300% de XP! Caso o jogador deseje usar o buff mais vezes por dia, deverá gastar gemas.

O nível máximo atualmente é 60, e a cada nível, o jogador recebe 1 ponto de skill, que pode gastar a vontade. Toda skill vai até o nível 10. Curiosamente, o jogo tem muitas skills passivas, e todas elas são auras, ou seja, afetam igualmente seus aliados.

Classes

Ah sim, falando em skill, classes né. O jogo conta com 3 classes: Cavaleiro (Knight), Arqueiro (Archer) e Mago (Wizard). Você pode alternar entre as classes rapidamente falando com o NPC Grislom, o Treinador de Classe, dando a impressão de que no fundo, é o mesmo personagem.

O inventário e recursos entre elas são compartilhados, porém os itens equipados e o nível são separados. Ou seja, no fim, são 3 personagens distintos mesmo.

Skills

Cada classe possui 13 skills, sendo 7 ativas e 6 auras. Toda skill ativa possui um cooldown entre seus usos, e um custo de mana.

É possível resetar skills por um custo em gold (que varia conforme o nível do personagem, e já aviso, é bem salgado), e também é possível comprar pontos de skill extras (comprado com gemas). Para aprender, resetar ou comprar pontos extras de skill, é necessário estar na cidade, e falar com o NPC Sir Caleb, o Treinador de Habilidades.

Itens

Gemas são a moeda premium do jogo - a forma original de consegui-las é através de microtransações. Mas não fique triste: o jogo te permite ganhar gemas por vários outros meios. Os principais são: completar missões, passar de nível, e o principal, atingir mastery nas fases. Cada fase tem 5 níveis de Mastery, com os 4 primeiros fornecendo 5 gemas, e o último nível fornecendo 50 gemas!

Gemas tem vários usos: são usadas para expandir inventário e banco, comprar poções, skins de personagem, abrir baús, entre outras regalias para pessoas impacientes. Sim, você encontrará vários baús nas fases, e não terá gemas para abri-los - e quando tiver a gemas, também recomendo não gastar gemas com isso! Particularmente acho mais útil, para um free player, guardar gemas estritamente para aumentar inventário e banco várias vezes, que são necessidades de fato...

Consumíveis

Os itens consumíveis mais comuns são comidas (recuperam vida) e bebidas (recuperam mana). Inicialmente você usará muito pouco elas, mas logo terá de comprá-las na NPC Bertha, a Mercante. Outros tipos de comida são achados durante as fases.

Eventualmente, a partir de certo nível, as comidas compradas e achadas serão insuficientes para recuperar a vida, e você precisará utilizar a NPC Lorian, a Cozinheira, para gerar comidas superiores. Nela, você usualmente junta 2 tipos de comida (achadas ou compradas) e cria uma comida superior.

Como esperado, é possível comprar comidas, sem gastar gold ou ingredientes, utilizando de gemas. Porém, há uma limitação: para ter acesso a comidas melhores, você precisará dar upgrades em Cooking, pagando uma boa quantidade de moedas de ouro, e tendo um certo tempo de espera (que varia conforme o nível do upgrade, tal qual o custo do processo).

Outros tipos de consumíveis são as poções (compradas com gemas, ou achadas nas fases), que usualmente garantem buffs variados (bônus de velocidade de movimento, redução de cooldowns, maior chance de achar itens, etc) ou recuperam vida/mana em porcentagem. O NPC que vende poções é a Savra, a Alquimista, que não se contenta em vender poções na cidade, mas também começa a aparecer antes dos chefes para vender poções em fases mais avançadas. Isso sim que é marketing!

Equipamentos

E claro, os equipamentos! Você possui 13 slots de itens, e sempre terá como objetivo ter os itens mais fodas, pra ficar bonito e principalmente, fazer bonito.

Os equipamentos são encontrados em 5 qualidades: comum (branco), fino (verde, tendo 1 propriedade), superior (azul, 2 propriedades), épico (roxo, 3 propriedades) e lendário (laranja, 4 propriedades).

As propriedades garantidas por itens são muitas: fornecem pontos extras para certa skill, bônus de dano, crítico, chance de esquiva, retorno de dano corpo-a-corpo, aumentam chance de encontrar itens ou dinheiro, e vários outros possíveis.

Itens incomuns precisam ser identificados antes de serem utilizados. Para isso, é necessário falar com o NPC Father Byron, o Sábio. O preço para identificar itens variará conforme a qualidade dos mesmos. Curiosamente, Father Byron fica ao lado de uma fonte de água... claramente, uma referência ao Deckard Cain do Diablo!

O jogo conta com um sistema muito interessante de reciclagem de itens: no NPC Magnus, o Ferreiro, é possível gastar 6 itens de qualidade inferior e gerar 1 item aleatório da próxima qualidade - ou seja, 6 itens comuns viram 1 item fino. Também é possível reforjar um item, colocando um item de uma qualidade e gerando um novo item da mesma qualidade.

Todos os itens gerados no blacksmith são do nível do personagem que os forjou - as vezes 1 ou 2 níveis acima - só quero dizer que variará conforme o nível da classe que você estiver utilizando quando mandar iniciar o processo.

Tal qual acontece no cooking, também é necessário subir o nível de seu blacksmithing para realizar operações com itens de qualidade superior - a forja inicial só consegue gerar e reforjar itens finos.

Esse sistema é muito interessante, pois permite ao jogador reutilizar itens de qualidade superior, mesmo quando estes são inúteis para ele, ou mesmo de nível baixo - portanto, procure sempre guardar itens.

Também considero as masteries de fases uma forma de progressão - afinal, elas são a melhor fonte de gemas extras. Dou a dica de não ficar repetindo fases na dificuldade normal - passem pela campanha no normal o mais rápido possível, e caso queiram farmar gemas, repitam as fases no modo heroico, pois garante pontos de mastery muito mais rapidamente desse modo.

Os NPCs que não citei foram Chester, o Banqueiro (trocadilho no nome impagável) - que guarda os itens do seu personagem, Emil, o Cartógrafo - que permite a seleção de fases, e Archibald, o Costureiro - que vende skins. A grande maioria das skins tem o preço em gemas, exceto a skin de Deus Grego, que custa um módico milhão de moedas de ouro. Ouch.

Jogabilidade

Point & Click

Seguindo a jogabilidade clássica dos ARPGs, controla-se o personagem utilizando o botão esquerdo do mouse para mover-se e atacar inimigos, em visão isométrica.

As skills ativas são usadas com as teclas 1~5. Skills sem alvo são usadas ao acionar a tecla, e skills com alvo são usadas após apertar a tecla correspondente, e clicar no alvo. O jogo também conta com 4 slots de itens consumíveis, que utilizam as teclas Q/W/E/R.

Para relacionar a tecla a uma skill ou item, você deve colocar o mouse sobre o quadrado correspondente da tecla desejada, clicar na seta para cima que aparecerá, e selecionar a skill ou item desejados para o slot.

Fases

Como citado anteriormente, o jogo consiste de fases. Você deve falar com Emil, o Cartógrafo, para abrir o mapa de fases, e selecionar que fase deseja ir.

Na fase, você deve percorrer o caminho, chegar até o chefe dela, e derrotá-lo. No caminho, encontrará vários inimigos. Quando um inimigo morre, pode derrubar moedas de ouro no chão, e eventualmente, itens.

Loot

Para pegar dinheiro do chão, basta mover o mouse sobre eles - não é necessário clicar. Já para pegar itens, você deve colocar o mouse sobre o item no chão, esperar pelo ícone dele aumentar levemente de tamanho, e clicar para pegá-lo. É possível pegar itens e dinheiro estando distante deles, portanto use isso a seu favor.

No canto esquerdo da tela, logo acima da sua barra de vida, é possível ver os buffs ativos sobre você, como auras suas ou de aliados, ou de poções ativas. Colocar o mouse sobre buffs temporários permite ver a duração restante dos mesmos.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos legais, considerando que é um jogo de navegador. Ele utiliza a tecnologia Stage3D do Flash, utilizando assim personagens em 3D.

O detalhamento é tanto que trocar de itens no personagem fará com que você veja o modelo 3D dos itens em você. O cenário é detalhado, as cores são vibrantes, tudo muito bem polido. Os efeitos de magias são muito belos também.v

A interface é bem trabalhada, porém levemente obstrusiva. Em especial o ícone de Queen's Blessing, o buff de XP, fica num local que atrapalha durante as fases, e pode ser acionado sem querer. O mesmo é válido para os ícones superiores, que em sua maioria podem ser clicados, e podem atrapalhar quando você está matando inimigos no topo da tela.

Sons e música

Sonoramente falando, eu diria que as músicas são razoáveis, mas combinam bem com o estilo do jogo. Os sons são apropriados, mas nada espetacular.

Cooperativo

O jogo conta com suporte a até 3 jogadores simultaneamente. Você pode convidar amigos diretamente, ou utilizar o botão Find Party, que funciona como um Group Finder, que localizará pessoas que também estão procurando um grupo.

Você também terá acesso à sua friend list, permite pessoas que jogam através do Facebook jogarem com pessoas que jogam pelo site da Rumble.

Jogar em grupo é muito bom pelo fato das passivas serem todas auras - sendo assim, o ideal é jogar um de cada classe, para evitar auras repetidas, que não acumulariam nesse contexto. Dessa forma, é possível ter a aura de dano e as de sobrevivência do Knight, as auras de Mana, Itens e XP do Wizard, e as auras de crítico, velocidade e roubo de vida do Archer.

Outra vantagem de jogar-se em grupo é que ao fim da fase, o gold ganho é maior. O jogo tem um escore no final de cada fase, baseado na performance de cada jogador na fase, e conforme sua colocação, você recebe um bônus de gold.

Veredito

Se você gosta de ARPGs, e quer ter a comodidade de ter um disponível para jogar online sem ter de gastar um tostão, e sem ter de baixar nada, KingsRoad é um prato cheio, diversão garantida.

Muitos sites que fizeram Review (ou Preview) do jogo apontam isso - fato dele ser um jogo que surpreende, se comparado à maioria dos jogos de Facebook. Sua qualidade é alta, e acima de tudo, é um jogo ativo. Nada daquilo de ficar tendo que logar toda hora para mandar coisas fazerem, e esperar tudo. Você entra, chama seus amigos, e gasta seu tempo jogando e se divertindo! Como um jogo de verdade deve ser...

Comentários