As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Knight Squad

O que ocorreria se juntasse o modo competitivo de Bomberman com o clássico arcadesco Gauntlet? O resultado provavelmente seria Knight Squad!

Imagine lutas loucas de espada numa arena caótica, capaz de destruir as mais duradouras amizades, com partidas rápidas, e o melhor, suporte a até 8 jogadores simultâneos - com vários modos de 4 versus 4.

Tendo seu protótipo criado em 2013, o jogo está em acesso antecipado no Steam desde 28/05/2014, e será lançado oficialmente 16/11/2015, para PC e Xbox One. Confira!

Ficha Técnica

Gênero Ação
Arena
Desenvolvedora Chainsawesome Games
Publicadora Chainsawesome Games
Cooperativo Online 4 jogadores
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 16/11/2015
Data da análise 12/11/2015
Processador Dual Core 2.8 GHz
Memória 1 GB
Espaço em Disco 300 MB
Vídeo 512 MB

Enredo

Se tratando de um jogo arcadesco, o jogo não possui nenhuma história, prólogo ou campanha.

Pra ser sincero, nem mesmo faz muito sentido: um punhado de cavaleiros medievais, fazendo as mais diversas atividades e se matando em lutas de espada ou com arco e flecha, com espaço para ocasionais metralhadoras e pistolas de laser.

O jogo traz sua diversidade em seus 9 modos de jogo (com 4 adicionais no DLC), e diversos mapas para cada um dos modos.

Progressão

Progressões temporárias

Apesar de não contar com progressões permanentes, em praticamente todos os modos do jogo você terá acesso a upgrades e power ups, que permanecerão ativos até sua morte.

Os upgrades fornecem bônus ao seu personagem, e costumam aparecer em locais fixos, com um pequeno intervalo de reaparecimento. Alguns deles podem ser pegos mais de uma vez acumulando níveis, aumentando mais ainda o bônus recebido.

Já os power ups são de cores variadas, e aparecem aleatoriamente pelo mapa. Vão desde armas exóticas, até efeitos temporários poderosos.

Desafios

O jogo conta com um modo de um jogador chamado Challenges, que coloca o jogador contra desafios pré-determinados, com apenas uma vida para completá-los.

Ao todo são 6 desafios existentes, e completando um, o acesso ao próximo é liberado.

Sempre que um desafio é concluído, seja na vitória ou derrota, o jogo exibe um placar global, que mostra o melhor tempo e desempenho de todos os jogadores. Ou seja, mais um incentivo para os jogadores mais hardcores.

Cavaleiros

O jogo possui 8 personagens iniciais, cada um com uma cor, e uma pequena variação no visual do personagem e animação na tela de seleção. No mais, são puramente estéticos.

Possuindo 15 conquistas disponíveis no Steam, ressalto que 3 delas irão liberar novos personagens:

  • Grim Reaper: acumular um total de 1.000 mortes, entre várias partidas.
  • Crystal Prospector: destruir 20 cristais no modo Crystal Rush.
  • Darkness Awaits: derrotar um cavaleiro negro no último desafio Dark Knights Army.

Jogabilidade

Comandos

O jogo possui controles extremamente simples e amigáveis: você poderá utilizar tanto WASD quanto as setas para controlar o personagem em 8 direções, e atacará com a barra de espaço.

O ataque da arma inicial, a espada, é apenas uma espadada reta. Porém, você poderá pegar inúmeras armas temporárias de longa distância, como arco e flecha, besta, pistola laser, metralhadora, cajado mágico, entre outras.

Como o personagem ataca na direção em que está andando, é muito difícil ter precisão nos ataques, especialmente à distância.

Dessa forma, é recomendado que se jogue com joystick, para ter mais fluidez em virtude da movimentação analógica, conferindo maior precisão nos ataques por tabela.

Modos de Jogo

  • Capture the Grail: Um modo onde todos jogadores competem por levar o Graal para sua base.
  • Capture the Flag: Dois times tentam capturar a bandeira alheia e levar para sua base.
  • Soccer: Uma bola, dois gols.
  • Gladiator: Matar outros jogadores dá pontos, porém ficar dentro da área especial dá pontos extras gradativamente.
  • Last Man Standing: Seja o último sobrevivente em cada rodada.
  • Team Deathmatch: Dois times competem por maior número de mortes.
  • Juggernaut: Pegue a metralhadora no mapa para matar seus oponentes.
  • Domination: Dois times disputam controle por domínio de locais que geram pontos.
  • Crystal Rush: Projeta os cristais do seu time, e destrua os do outro time com a broca.

O jogo conta com múltiplos modos de jogo, e todo seu funcionamento é separado em partidas.

Não bastasse toda essa variedade, você poderá ainda configurar a duração de cada um dos modos de jogo, selecionar um mapa, e escolher a dificuldade dos bots, que automaticamente preencherão a partida para completar 8 jogadores.

Ao final de cada partida, você poderá conferir a pontuação dos jogadores em detalhes, podendo conferir o andamento da partida em números.

Morte

Nenhum jogador possui barras de vida, e portanto, um golpe qualquer e você morrerá.

Na maioria dos modos de jogo, você renascerá após alguns segundos em sua base. Após nascer, o jogador tem um breve intervalo de invulnerabilidade.

Porém, power ups podem garantir uma resistência extra, como o escudo, que te dá resistência a um golpe, ou o cavalo, que além te deixar mais rápido, também garante resistência a um golpe.

Mecânicas

O jogo possui mecânicas simples, especialmente considerando a simplicidade de seus comandos, mas sempre existem algumas regrinhas que não são tão óbvias.

Pra começar, o ataque de espada pode matar o inimigo em toda sua animação. Dessa forma, você pode atacar, e mudar a direção do ataque enquanto ele é feito. Na prática, dá pra fazer um whirlwind manualmente, girando o personagem e acertando múltiplos alvos!

Projéteis não matam aliados, porém não podem atravessá-los. Da mesma forma, não é possível andar sobre um aliado, havendo colisão entre os jogadores.

Em jogos de time a identificação do personagem é mais difícil, ficando a cor de cada personagem com uma pequena seta indicadora acima deles.

Arte

Gráficos e interface

O jogo possui gráficos modestos, mas bem adequados à sua proposta, sendo todo ele uma homenagem à grandes clássicos do seu gênero.

A interface é simples e compacta, com pouca informação à mostra, todas bem alocadas no topo da tela, com um estilo visual bem adequado à temática do jogo.

Sons e música

A música é bem frenética, somando à ação intensa do jogo, porém genérica, ao ponto de não ser memorável em face dos acontecimentos.

Os sons são bons o bastante, com a presença constante do narrador em alguns modos de jogo, auxiliando na identificação dos eventos do jogo de forma clara.

Cooperativo

Multiplayer

Com suporte a multiplayer local, online e misto, e dos 9 modos de jogo, 5 deles são com times de 4 jogadores, tendo o jogo suporte a 8 jogadores simultâneos.

Sendo assim, é possível jogar os modos de time com 4 jogadores num lado e 4 bots no outro, tornando-o um jogo 100% cooperativo.

Tanto no modo local quanto no online, o primeiro passo é adicionar jogadores locais, podendo estar presente um no teclado, e vários em cada joystick.

Devido ao formato do jogo, não há suporte a drop-in, mas não é um problema, considerando a pequena duração das partidas.

Modo online

Ao entrar no modo online, você poderá ver todas as partidas criadas, além de hospedar a sua própria.

Criar um jogo te fará cair num Lobby, onde será possível que outros jogadores entrem em sua partida, com o host escolhendo o modo do jogo, mapa e duração, além de haver um espaço para chat textual entre os jogadores.

Após ter definido o modo de jogo, é a hora dos jogadores escolherem seus cavaleiros. Nessa etapa, ainda é possível que um jogador local adicional entre na partida!

Também ressalto que não é possível escolher o mesmo personagem para evitar confusões.

Caso seja um modo de jogo de times, após essa etapa os jogadores terão de escolher seus lados, para só então a partida poder ser iniciada.

DLC

Extra Chivalrous

O jogo terá o DLC Extra Chivalrous disponível no dia de seu lançamento, que adiciona 4 modos de jogo e 3 personagens.

  • Jail Break: modo de times onde ao morrer, um jogador é preso na prisão do outro time.
  • Arms Race: modo mata-mata onde a cada número de mortes, você troca de arma.
  • Serial Killer: modo mata-mata onde você deve matar um determinado jogador.
  • Soul Hunter: modo mata-mata onde ao matar um jogador, você pega a alma dele, e deve levar à sua base.

Ressalto que jogadores que adquirirem o jogo antes de seu lançamento ganharão o DLC de graça.

Outro detalhe interessante é que para jogar os modos adicionais online, basta que o host tenha o DLC!

Veredito

Knight Squad é um jogo simples e amigável, cheio de ação e emoção, com partidas rápidas, dezenas de mortes, e vários modos de jogo. Não tem como não recomendar, é diversão na certa!

Há alguns pontos frustrantes, como a falta de modo campanha, a limitação direcional no teclado, ou a dificuldade em mirar à distância, mas nada disso é capaz de tirar o brilho do jogo.

Certamente é um dos jogos locais mais divertidos para PC, especialmente considerando o abundante suporte de 8 jogadores, e ainda a possibilidade de adicionar jogadores locais aos online.

Comentários