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Análise / Review: Octodad: Dadliest Catch

Já pensou se um jogo te pedir pra fazer coisas cotidianas, como preparar café, comprar coisas no mercado, ou aparar a grama? Parece fácil, certo? Pra um humano, talvez, mas para um polvo, é muito difícil!

Octodad: Dadliest Catch é um jogo de aventura muito inovador, que utiliza de muito humor em toda sua apresentação, e promete conquistar seu público com sua jogabilidade.

Não bastasse a jogabilidade divertida em função da complexa física do jogo, Octodad conta ainda com um modo cooperativo único, para até 4 jogadores locais!

Ficha Técnica

Gênero Aventura
Desenvolvedora Young Horses
Publicadora Young Horses
Cooperativo Local 4 jogadores
Cooperativo Online Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 30/01/2014
Versão analisada 1.0.9738
Data da análise 06/02/2014
Processador Intel Core 2 Duo Intel Core i5
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 3 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce GTX 450
Vídeo (AMD) Radeon HD 4850 Radeon HD 5670
Direct X 9.0c

Enredo

Premissa

Você é um pai de família, que ao lado de sua mulher e seus dois filhos, tenta viver uma rotina normal como marido, que inclui afazeres domésticos, e boas conversas familiares.

Tudo seria mais fácil se não fosse por um mero detalhe: você ser um polvo, disfarçado de humano, que além de ter que usa de sua pobre natureza invertebrada e seus tentáculos desengonçados para desempenhar as tarefas, ainda tenta manter em segredo sua real identidade de todos.

Essa é a premissa chocante de Octodad, uma proposta tão ridícula e boba, com um humor constante e inocente.

Infelizmente, a história é bem curta: dá pra finalizar o jogo em menos de 2 horas, numa sentada. Porém, são duas horas bem trabalhadas, onde você acompanhará o herói em sua rotina familiar, conhecerá um pouco de seu passado, e confrontará constantemente o vilão da história.

Progressão

Tempo

O personagem em si não evolui de forma alguma: você será o mesmo polvo desengonçado do começo do jogo até seu fim. Porém, felizmente o jogo conta com alguns mecanismos para aumentar o seu valor de rejogabilidade.

Em primeiro lugar, seria o tempo para passar de cada fase. Assim que você passa de uma fase no modo história, tem a opção de refazer a fase no modo Jogo Livre, onde poderá verificar tanto o seu melhor tempo na fase, como também o tempo do desenvolvedor do jogo naquela fase.

Portanto, você pode trabalhar tanto para bater o seu próprio recorde, ou ainda, tentar um tempo melhor do que o dos criadores do jogo!

Gravatas

Também há nas fases 33 gravatas escondidas, que dão um desafio a mais para quem gosta de explorar e procurar itens secretos, e certamente garantirão mais umas boas horas de busca para quem gosta do desafio.

Editor de mapas

Não se interessou por nada, e achou a campanha curta? O jogo vem com um editor de mapas, que os próprios desenvolvedores do jogo utilizaram para criar as fases da campanha.

Você poderá baixar mapas de outros jogadores através do Steam Workshop, ou se tiver criatividade e dedicação, poderá ainda criar suas próprias fases livremente.

Jogabilidade

Tentáculos

É o grande ponto forte do jogo, que dificulta tudo propositalmente. Basicamente, você não anda com o personagem, ou interage com objetos automaticamente: você deverá mover os tentáculos do seu personagem manualmente, um por vez, e nesse processo, tentará fazer coisas básicas, como andar ou abrir uma porta.

Jogando no teclado e mouse, você inicialmente estará no modo de mover o braço, onde mover o mouse fará seu tentáculo direito mover nos eixos X e Y, ou seja, para frente/trás e para os lados.

Interação com objetos

Segurar o botão direito do mouse irá controlar o eixo Z, ou seja, cima e baixo. Após posicionar o tentáculo próximo ao objeto que deseja segurar ou utilizar, o objeto a ser tocado ficará com um contorno, e clicar com o botão esquerdo irá tocá-lo. Ufa!

Se for um objeto que você pode segurar, você poderá soltá-lo novamente clicando com o botão esquerdo mais uma vez. E você pode arremessá-lo ao invés de simplesmente soltá-lo, por exemplo, se girar o mouse antes de soltá-lo… tudo manualmente!

Movimentação

Ao apertar o botão do meio do mouse, você entrará no modo de mover as pernas. Você deve mover as pernas esquerda e direita cada uma por vez, segurando os respectivos botões do mouse e movendo o mouse na direção em que deseja mover os tentáculos inferiores.

O resultado é uma mobilidade extremamente desajeitada, onde você certamente irá trombar com muitos objetos no caminho!

Dificuldade

Não bastasse a dificuldade em se controlar, você ainda terá que tomar cuidado com o que faz: enquanto você é observado por outras pessoas, certas ações, como bater um tentáculo em alguém, ou quebrar objetos do cenário, irá fazer com que desconfiem que, err, tem alguma coisa errada com você, o que é sinalizado por uma barra abaixo na tela. Fazer essa barra enxer irá resultar em uma falha, que te levará para o checkpoint anterior imediatamente.

Esse mecanismo funcionará conforme a dificuldade do jogo: no normal, aumentará um pouco a cada ação. No modo easy, não aumentará nada, e no modo hard aumentará muito a cada falha.

Mais dificil do que ser detectado é saber o que tem que ser feito: os objetivos do jogo são muito diretos, porém sem muita instrução, exatamente como ocorria em jogos de aventura clássicos! Portanto, as vezes você pode passar mais tempo achando o que precisa ser feito, do que fazendo a coisa em si.

Controles

O jogo conta com suporte nativo a vários outros dispositivos, incluindo multitouch trackpads, touchscreens, e controles variados. Tive a experiência de jogá-lo com um controle do Xbox, e achei bem amigável.

No controle, por padrão o analógico esquerdo controle eixos X/Y do braço, e o analógico direito o eixo Z. E segurando LT/RT, respectivamente você utiliza qualquer um dos analógicos para mover as pernas. Simples assim!

Se tiver qualquer dificuldade com controles, o jogo permite remapeamento completo, para todas as teclas e botões de todos os dispositivos.

Arte

Gráficos

O jogo possui gráficos muito simples, sem muito trabalhamento: modelos com poucos polígonos, onde é possível ver os vértices na cara das pessoas, texturas lisas sem muitos detalhes, e poucos efeitos.

Apesar de não ser um ponto forte no jogo, esse visual contribui para o cenário fictício e picturesco do jogo, dificilmente sendo um ponto negativo no fim das contas, mas certamente há de ser pouco tolerável por muitos.

Interface

A interface é muito simples e limpa, com pouquíssimos indicadores, agrupados na parte inferior da tela, servindo tanto para mostrar os objetivos da fase quanto a barra de suspeita dos NPCs, e se você está sendo observado ou não.

Música

A trilha sonora do jogo em geral é bem genérica, mais voltada para a ambientação do local de cada fase, com exceção da música tema, tocada na abertura, que certamente e muito divertida e viciante, e pode ser conferida abaixo:

Sons

O maior destaque na parte dos sons fica pelas vozes: são diversas falas da família do polvo, com uma atuação boa e linhas diversas.

A própria fala do polvo é divertidíssima, um amontoado de brlbrlblbrlblrbloooooos legendados apropriadamente, e contribuem muito para o humor do jogo, em meio aos diálogos dos personagens.

Cooperativo

Aventura cooperativa

Certamente é a parte que mais chamou a minha atenção quando fiquei sabendo: um jogo de aventura para ser jogado em grupo! Já é algo muito raro, que certamente foi pouco explorado.

Mas, ao invés de Octodad colocar cada jogador controlando um personagem, resolveu inovar mais ainda: no multiplayer, cada jogador controla um ou mais membros do personagem! Ou seja, dá pra jogar em 4 jogadores, cada um controlando um dos membros!

Cooperativo local

Você pode ativar o modo cooperativo a qualquer momento no jogo, e o jogo imediatamente irá definir os dispositivos para os dois jogadores, e distribuir os membros do personagem entre os jogadores.

O jogo permite também que você distribua manualmente o membro entre os jogadores, determinando qual dispositivo irá controlar cada membro.

Quando em modo cooperativo, o jogo irá colocar cores leves em cada membro para sinalizar qual membro cada jogador está controlando.

Isso é especialmente útil se você ativar o modo roleta, onde os membros são redistribuídos aleatoriamente entre os jogadores a cada objetivo completo.

Em geral, é um modo muito inovador, que potencializa a proposta do jogo, mas que na prática, tem o poder de destruir amizades! Então, joguem com cautela!

Veredito

Octodad: Dadliest Catch é um jogo cheio de charme, que trouxe algo novo para o cenário dos games. Certamente, não é um jogo espetacular, mas dá conta claramente de sua proposta: ser uma curta aventura, com objetivos simples, história superficial, e jogabilidade propositalmente complexa e complicada.

O propósito maior do jogo deve ser aproveitar o seu humor constante, presente nas interações, e na própria temática do jogo, que é um reductio ad absurdum vivo.

O modo cooperativo deixa tudo mais engraçado, aumentando mais ainda a dificuldade e exigindo sincroniza, mas no fim das contas é algo para ser jogado casualmente, transformando o jogo em algo para dar risadas com os amigos e deixar de lado.

Como a história é muito curta, ficaremos dependendo do trabalho dos próprios jogadores para ampliar o jogo e criar novos desafios. Eu ainda não conferi o que já está disponível, mas há 2 dias criaram um post na Fan Page do jogo sobre isso, com alguns de seus trabalhos de fãs favoritos.

Eu não me arrependo de ter adquirido, apesar de ter esperado uma história um pouco maior. Posso nunca mais jogar ele sozinho, mas certamente é aquele tipo de jogo que quando você recebe visitas, você fala “já ouviu falar nesse jogo? Vamos jogar, olha isso aqui“, e renderá boas risadas!

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