As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Plague Inc: Evolved

Será você capaz de infectar o mundo? Esta é a proposta de Plague Inc: Evolved, um jogo misto de simulação e estratégia, que colocará em suas mãos um patógeno poderoso, capaz de aniquilar a humanidade, que tentará barrar o progresso de sua doença e criar uma cura em tempo.

O conceito do jogo veio do Pandemic 2, joguinho em Flash do gênero lançado em 2008, que influenciou na criação de Plague Inc em 2012, apenas para dispositivos móveis. Em 2014 o jogo entrou no Steam através do programa de acesso antecipado, sendo lançado oficialmente após mais de 2 anos em desenvolvimento.

Uma das grandes novidades dessa versão é a inclusão de um modo cooperativo online pra dois jogadores, muito esperado por nós, fãs de games cooperativos. Outros recursos exclusivos da versão Evolved são: modo competitivo online, Criador de Cenário, Gráficos aprimorados e Replays ao fim do jogo.

O jogo diz ser tão realista, que em 2013, o desenvolvedor do jogo foi convidado pela CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência de saúde americana) para uma visita, e falar sobre os modelos de infeção no jogo!

Sem mais delongas, confira mais sobre o jogo em nossa análise, e seja infectado por ele você também!

Ficha Técnica

Gênero Estratégia
Simulação
Desenvolvedora Ndemic Creations
Publicadora Ndemic Creations
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 18/02/2015
Versão analisada 1.0 (MP: 88)
Data da análise 24/02/2015
Processador Dual Core 2 GHz Dual Core 3 GHz
Memória 1 GB 2 GB
Espaço em Disco 500 MB 1 GB
Vídeo 512 MB 1 GB

Enredo

Embora não haja uma campanha, a premissa de toda partida é a mesma: você é um patógeno, agente causador de doença, que acabou de infectar seu Paciente Zero em algum país do mundo.

A partir daí, seu objetivo é espalhar-se por todo mundo e extinguir a humanidade, evoluindo em uma praga global enquanto adapta-se contra tudo que a humanidade faz para defender-se.

Progressão

Apesar de cada partida ser totalmente separada uma da outra, o irá desbloqueando recursos permanentes entre as partidas, aumentando constantemente o acesso do jogador a mais e mais possibilidades de jogo.

Você poderá liberar novas pragas, genes para as pragas, ou até mesmo o acesos a trapaças variadas. Também é possível progredir no modo cenário, e além disso, em todos os modos há uma pontuação ao final das fases.

E para os complecionistas que curtem correr atrás de conquistas, um prato cheio delas: ao todo, 139 conquistas no Steam!

Pragas

A praga definirá o tipo de patógeno a ser utilizado no jogo, e afetará muito a jogabilidade e suas estratégias, bem como a progressão das partidas.

Ao todo, o jogo conta com 10 pragas: Bactéria, Vírus, Fungo, Neurax, Parasita, Príon, Vírus Necroa, Nano-Vírus, Bio-Arma e Gripe Símea.

Você começará tendo acesso inicial à Bactéria, e a cada vitória na dificuldade normal, irá desbloqueando consecutivamente a próxima praga.

A exceção é a gripe símea, que é liberada de brinde logo no começo.

Se tentar vencer o jogo no normal para liberar a próxima praga estiver frustrante, é possível ativar o Modo Compaixão nas opções do jogo, que permitirá que os desbloqueios de pragas aconteçam também na dificuldade Casual.

Genes

Além de escolher uma praga, você poderá modificar seu código genético, seja para aumentar levemente a eficácia da sua praga, ou mesmo especializá-la, ganhando vantagens e desvantagens.

De início, nenhum gene estará desbloqueando, mas cada vitória irá contribuir para o acesso a um novo gene.

Os genes são divididos em grupos, e cada grupo terá 5 genes, onde só poderá ser escolhido um.

Os grupos comuns são: DNA, de mutação, de viagem, de ambiente, de evolução. Também existe o grupo do Vírus Necroa, e genes Artificiais e de Macaco, pertinentes à Gripe Símea, totalizando assim 8 grupos e 40 genes para desbloquear.

Cenários

Além de toda variedade de doenças do modo normal, o jogo conta com cenários adicionais, que poderão representar doenças reais ou mundos alternativos, provendo um desafio único.

O jogo conta com 20 cenários oficiais, estando apena dois destes acessíveis inicialmente. Para desbloquear o restante, você deve vencer o cenário Peste Negra.

Achou pouco? O jogo conta também com um Criador de Cenário, que permitirá aos jogadores criares seus próprios cenários e publicá-los facilmente na oficina do Steam.

Também é possível encontrar Cenários Personalizados, criados por outros jogadores da comunidade, facilmente dentro do próprio jogo, com recursos de filtragem, busca e inscrição em cada um deles.

Classificação

Ao final de cada partida, tendo ganhado ou perdido, você receberá uma pontuação nela, uma espécie de medida do quão bem sua doença se saiu.

O jogo faz automaticamente uma classificação com as melhores pontuações de todos jogadores, facilitando que você compare suas pontuações com a de seus amigos, ou mesmo com o placar global.

Trapaças

Dentro do jogo há um sistema de trapaças, que podem ser utilizadas na hora de iniciar uma nova partida.

Ao todo, são 7 trapaças, porém você precisará completar todas doenças no Normal para desbloquear as 4 primeiras, e todas doenças no Brutal para desbloquear 3 restantes.

Caso ative uma ou mais trapaças, o jogo não gravará sua pontuação, nem permitirá o desbloqueio de conquistas, ou seja, é uma opção apenas para diversão ou testes.

Evolução

Em cada partida, você precisará evoluir sua doença, para que ela possa ser capaz de destruir o mundo.

Toda evolução envolve o gasto de pontos de DNA para destrancar características de transmissão, sintomas e habilidades.

Cada ponto gasto numa aba irá aumentar o custo de DNA em 1 na próxima característica da mesma aba. Certas evoluções são pré-requisitos de outras, abrindo assim novas opções a partir dela.

A eficácia da sua doença poderá ser acompanhada de forma geral pelos seus níveis de Contaminação, Gravidade e Letalidade, que variarão à medida que a doença evoluir.

Jogabilidade

Simulação

A jogabilidade do jogo é bem simples em termos técnicos, podendo ser resumida a diversos cliques com o mouse em suas diversas interfaces.

A tela onde o jogo se passa é um mapa do mundo, que servirá para ilustrar a taxa de infecção de sua doença pelo globo.

Você poderá acompanhar nela sua expansão, bem como ver as rotas de transmissão. Tudo começará com você escolhendo um país para iniciar sua doença. Cada país possui suas peculiaridades: população, fronteiras e propriedades.

Cada partida pode levar de 5 a 20 minutos, isso escolhendo a velocidade mais rápida.

DNA

Você precisará de pontos de DNA para poder evoluir sua doença, e são ganhos automaticamente à medida que contamina ou mata a população.

Sempre que contamina um novo país pela primeira vez, aparecerá uma bolha vermelha que fornecerá DNA ao ser clicada. Também aparecerão periodicamente bolhas laranjas, que também fornecerão DNA ao serem clicadas.

Características

Para gastar o DNA, você deverá abrir a tela de sua doença, clicando no canto inferior esquerdo ou apertando a tecla Q.

A tela é composta por 4 abas: visão geral, transmissão, sintomas e habilidades. A visão geral irá apenas apresentar estatísticas sobre sua doença, seu histórico e tendência.

Já as outras 3 abas terão diversas características, cada qual com seu custo de DNA para serem evoluídas.

A descrição de cada característica irá resumir a função dela. Da mesma forma, ao colocar o mouse sobre ela, você poderá prever a mudança dessa característica nos níveis de Contaminação, Gravidade e Letalidade da doença.

Eventos

Durante a partida, ocorrerão inúmeros eventos, tanto aleatórios quanto em resposta ao avanço da sua doença.

Tais eventos irão afetar diretamente o progresso da sua doença, e muitas vezes exigirão um avanço de sua doença para contorná-los.

Até mesmo sua doença poderá sofrer mutações, desenvolvendo novos sintomas sem gasto de DNA.

O jogo também irá informar sempre que você ultrapassar um marco de alguma doença famosa globalmente, uma opção que é útil e relevante nas primeiras vezes, mas que torna-se muito repetitiva com o tempo. Felizmente, o jogo tem a opção de desativar estes diálogos.

Derrota

A medida que sua doença fica mais assustadora, a humanidade gastará mais dinheiro pesquisando-a, acelerando gradativamente o progresso da cura.

Caso a pesquisa da cura seja completa, ela começará a ser distribuída globalmente, e reverterá sua infecção de todos os vivos.

Porém, você também pode perder mesmo sem a cura: caso sua letalidade muito alta em relação à sua contaminação, você matará mais rápido do que espalhará sua doença, e também perderá o jogo.

Estratégias

O jogo pode ser encarado como um jogo de estratégia em tempo real, onde de acordo com a doença escolhida, você deverá traçar um plano de ação para acelerar sua evolução e conquista do mundo.

Certas doenças mais especializadas também poderão ter habilidades ativas, ativadas aleatoriamente ou manualmente utilizando DNA, e o uso destas dará um pouco mais de controle sobre a progressão da doença.

Portanto, parte da graça do jogo é justamente elaborar sua própria estratégia, geralmente através de tentativa e erro.

Stealth Mode

Uma estratégia comum, aplicável à maioria das doenças, é jogar sem ter sua doença detectada, enquanto conseguir manter sua gravidade em nives mínimos.

Dessa forma, poderá infectar o mundo todo, e só então evoluir sintomas e buscar aumentar a letalidade para extinguir a raça humana o mais rápido possível.

Porém, como há uma chance de mutação nas partidas, é comum que você ganhe sintomas sem nem gastar DNA neles. Caso isso ocorra, você deve o mais rapidamente abrir a tela de sintomas, e mandar involuir o sintoma.

De acordo com o patógeno utilizado, a involução poderá devolver DNA, ou mesmo custar pontos de DNA para ser executada.

Dificuldades

O jogo possui 4 dificuldades: casual, normal, brutal e mega-brutal, que poderão ser escolhidas no início de cada partida.

Cada dificuldade irá afetar o comportamento das pessoas no mundo, tornando-as mais ou menos suscetíveis à infecção pelo seu patógeno.

Ressalto que o jogo é difícil, e a chance de falha no normal é bem elevada para um iniciante. Até mesmo no casual é possível perder, especialmente com alguns patógenos mais complexos, como o Vírus Necroa ou a Gripe Símea.

Portanto, quem se frustrar pode apelar para o casual, e quem dominar rapidamente as mecânicas do jogo, pode exigir mais e mais de si nas últimas dificuldades.

Atalhos

Apesar do jogo poder ser jogado apenas com o mouse, você poderá utilizar inúmeras teclas para acesso rápido aos recursos do jogo.

As teclas mais importantes certamente são 1, 2 e 3, que poderão mudar a velocidade da partida, além da tecla de espaço, que pausa o jogo.

Também é possível utilizar as teclas Z, X e C para usar as habilidades ativas de sua doença.

Todas as teclas podem facilmente ser personalizadas nas opções do jogo.

Arte

Áudio-visual

Levando em conta que trata-se de um simulador, e boa parte do jogo se passa olhando o mapa, e o restante olhando menus, o jogo com certeza não impressiona visualmente.

Mas apesar da simplicidade, o jogo tem detalhes legais que contam pontos: a representação gráfica dos patógenos, bem como os indicadores de sintomas nos órgãos, certamente são recursos bem elaborados.

Fora isso, o jogo possui apenas duas músicas (uma para o menu, uma para as partidas), e tem um baixo leque de sons, tornando-o mais repetitivo ainda.

Estatística

O verdadeiro tesouro do jogo é o que o jogador não vê: os dados processados no fundo enquanto se joga, simulando uma realidade com a doença, utilizando um modelo de infecção muito rico e detalhado.

Mais do que simplesmente algo aleatório, o jogo utiliza dados sólidos, baseados em muita pesquisa, que auxiliou o desenvolvedor a criar algorítimos e modelos bem realistas e funcionais, sobretudo utilizando o conceito de Número básico de reprodução.

Cooperativo

Partida Cooperativa

Contanto com um modo cooperativo online para dois jogadores desde seu lançamento oficial, você poderá tanto utilizar a opção de partida rápida, que tentará te colocar junto a outro jogador, ou ainda a opção de Jogar com amigo, que permitirá que você convide um amigo do Steam para seu jogo.

O modo cooperativo sem sua própria progressão permanente: 2 doenças para desbloquear (Vírus e Bio-Arma), após vencer 5 partidas cada, e 10 genes bem especializados, desbloqueados a cada partida encerrada.

O jogo possui algumas diferenças fundamentais no modo cooperativo. Em primeiro lugar, uma característica evoluída por um jogador custará significativamente mais para o outro jogador.

As características disponíveis também são levemente diferentes, havendo habilidades ativas, como também características que irão afetar diretamente seu aliado, podendo tanto aumentar a transmissão e letalidade dele, quanto roubá-las para você.

Outro detalhe importante é que a humanidade irá estar muito mais atenta e agressiva, construindo diversos laboratórios de cura em pouco tempo após uma doença ser detectada. Você poderá acompanhar o progresso das curas e o alvo das pesquisas na parte superior central da tela.

É possível mandar mensagens de texto ao outro jogador utilizando ENTER. Também é possível mudar velocidade ou pausar o jogo, mas o outro jogador terá de confirmar estas ações.

Partida Versus

O jogo também possui um modo competitivo online para dois jogadores, onde o objetivo é infectar o mundo antes do outro jogador. Esse modo também tem sua própria progressão.

Veredito

Considerando a proposta do jogo, por melhor que ele seja, com certeza não agradará a qualquer gamer.

Quem é fã de jogos de simulação irá apreciar muito do desafio e do realismo do jogo. Já quem é fã de estratégia, poderá se divertir muito traçando o caminho para vitória, tanto na evolução da doença quanto em resposta aos eventos globais.

Apesar da dificuldade elevada, o jogo agradará tanto aos jogadores mais casuais, pelas partidas rápidas, como aos mais hardcores, pelas dificuldades extras, ampla gama de conquistas e classificação online.

Se você se interessar mas estiver indeciso, pode conferir o Plague Inc para dispositivos móveis: de graça para Android, por $0.99 para iOS, ou ainda R$ 3,50 para Windows Phone. A versão para dispositivos móveis é um pouco mais limitada, mas serve como uma boa prévia para a versão de computador.

A única crítica constante no jogo é que alguns jogadores se sentem obrigados a seguir uma determinada estratégia para vencer. É claro que existem estratégias mais eficazes, mas são poucas as situações em que você é obrigado a seguir uma delas para vencer.

Como citei, ressalto que o ponto mais divertido do jogo é elaborar sua estratégia e vê-la dar certo, portanto cuidado para não seguir estratégias prontas como uma receita de bolo e estragar o desafio!

Comentários