As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Rampage Knights

Receita da diversão: pegue Castle Crashers, jogue um molho de Binding of Isaac, bata bem no liquidificador, jogue na assadeira e leve ao forno. Tempere com Golden Axe à vontade.

Este é Rampage Knights, um Beat'em Up Roguelike, que teve um longo percurso até ser lançado oficialmente no Steam: colocado no Greenlight em 26/06/14, teve uma tentativa muito falha de fundraising no Indiegogo no mesmo período, lançado em acesso antecipado no Steam em 27/03/15, e finalmente lançado oficialmente agora, em 04/09/15.

Essa pérola possuir cooperativo local e online para 2 jogadores, e aposta em sua dificuldade e imprevisibilidade para garantir a diversão. Interessado?

Ficha Técnica

Gênero Beat'em Up
Roguelike
Desenvolvedora Rake in Grass
Publicadora Rake in Grass
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo Local 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 04/09/2015
Versão analisada 1.1
Data da análise 08/09/2015

Requisitos Mínimos

Processador 1 GHz
Memória 1 GB
Espaço em Disco 150 MB
Vídeo Compatível com OpenGL 2.1

Enredo

Prólogo

Os corajosos heróis estavam voltando para casa de sua última aventura, lotados de riquezas. Se perderam na floresta, e resolveram acampar e passar a noite ali.

No meio da noite, uma face ameaçadora surge da fogueira: um feiticeiro maléfico resolve pegar seu tesouros para ele!

Furiosos, os guerreiros empunham suas armas para se defenderem, mas a magia do feiticeiro é muito poderosa, e destrói suas armas e os nocauteia.

Eles não sabem por quanto tempo ficaram desmaiados, mas acordam num acampamento cheio de estranhos, determinados a recuperarem seus tesouros e conseguir vingança.

Campanha

A aventura começa no acampamento da floresta, onde você escolherá sua classe e personalizará o visual do seu personagem.

Para a esquerda está o cemitério, local onde você enfrenta esqueletos que não reagem para poder se familizariar com as mecânicas do jogo.

O caminho da floresta até o confronto com o feiticeiro é composto por 7 fases sequenciais, que possuem layouts e conteúdos aleatórios.

Passar por todas essas fases costuma levar cerca de uma hora.

Progressão

Desafios

A vertente de progressões permanentes no jogo tem como base os desafios, que podem ser conferidos ao interagir com o NPC Mighty Maximus.

Ao todo, são 80 desafios diferentes para serem completados. Alguns deles não tem nenhuma recompensa; outros dão pequenos bônus permanentes ao personagem, e outros ainda liberam acesso a classes, faces ou chapéis.

Os desafios do jogo exatemente os mesmos que as conquistas do jogo no Steam.

Classes

As classes poderão ser escolhidas no NPC Sir Bumperd, logo no começo do acampamento. Inicialmente, você só terá a classe Aventureiro liberada.

Fazendo os desafios, poderá liberar as outras classes: Bárbaro, Pirata, Assassino, Feiticeiro e Mago de Batalha.

Cada classe tem suas próprias estatísticas e itens iniciais, além de algumas terem restrições de itens e habilidades adicionais.

Aparência

Além do seu visual ser um pouco afetado pela sua classe, o que mais mandará nisso inicialmente serão a face e o chapéu escolhidos.

A seleção de rosto do personagem é feita nos NPCs Igor, onde você encontrará as opções de rosto masculinos, e na NPC Igorette você contrará os rostos femininos, que trasformará o seu personagem em mulher.

Já os chapéis são selecionados ao lado, no estande de chapéis.

Conforme mencionado, muitos destes itens são liberados com a realização de desafios. São 17 faces masculinas, 8 faces femininas e 30 chapéis diferentes.

Itens

Ao longo de sua aventura, você encontrará diversos itens de vários tipos: armas, consumíveis, equipáveis, etc.

Você poderá abrir o menu do jogo para visualizar os itens que carrega à esquerda, com o jogo mostrando em destaque o último item adquirido abaixo. À direita, você poderá conferir os atributos do seu personagem.

São mais de 70 armas, e mais de 100 outros tipos de itens. Tudo também bem criativo e diferente!

Inventário

Embora o jogo não mostre muito bem, mas o personagem possui um inventário, que limita que você carregue mais de um item de determinado tipo.

Isso é bem ilustrado para itens de uso ativo: Magias, Armas de Arremesso, Pergaminhos e Poções, exibindos no topo da tela.

Porém, não é mostrado para itens equipáveis em geral: Armas, Botas, Armaduras, Cinto, etc.

Ouro

Você ganhará ouro durante sua aventura, seja quebrando móveis, ao abrir baús ou ao limpar salas de inimigos.

O uso principal do ouro é ser usado em lojas para comprar itens diversos. Toda loja possuirá 3 itens diversos.

Há também eventos elatórios e locais do cenário que permitem gastar ouro para ganhar algo em troca.

Buffs e debuffs

Outro recurso interessante do jogo é a presença de buffs e debuffs variados, ganhos das mais diversas formas.

Muitos são temporários, e ai já há uma coisa única no jogo: um buff ou debuff temporário não durará uma quantidade de segundos ou algo assim, e sim quantidade de novas telas exploradas. Cada vez que você trocar de sala para uma sala nova, o contador diminuirá em um, até que se esgote e o buff desapareça.

Debuffs possuem 3 tipos: status gerais, doenças e maldições. A importância do tipo é que certas poções ou outros recursos removem apenas determinado tipo de debuff.

Dificuldades

Apesar da campanha ser curta, o jogo oferece diversas dificuldades para aumentar a rejogabilidade. A dificuldade padrão é a Normal, que já conta com morte permanente.

Se a parte roguelike não for interessante para você, o jogo oferece a dificuldade Casual, que faz com que ao morrer, você volte para o começo da fase ao invés de ter que recomeçar a aventura toda, e ainda fornece um bônus de vida.

Pra quem curtir o desafio do Normal, a ainda as dificuldades Hard, que deixará os inimigos mais poderosos, e Insane, que além de deixar os inimigos mais fortes ainda, reduzirá sua vida, aumentará o número de armadilhas e precipícios, e dará Maldições e Doenças aleatórias a cada fase.

Quem conseguir zerar no Insane, liberará acesso ao Shadow World: uma run totalmente aleatória e louca, onde seu herói é transformado a cada fase e recebete itens aleatórios, e pode enfrentar qualquer inimigo em qualquer lugar.

Jogabilidade

Beat'em Up

Por padrão, a movimentação é feita na setas do teclado, nas 4 direções, como em todo beat'em up clássico. O pulo é feito utilizando a tecla Espaço.

Uma inovação é a inclusão da tecla de rolagem, Shift, que permite uma grande evasão e mobilidade em combate.

A rolagem é bem livre, de modo que você consegue controlar a direção dela mesmo após ter sido iniciada.

Obstáculos

A movimentação é parte fundamental de Rampage Knights, pelo fato do jogo contar com muitos obstáculos no caminho.

O primeiro obstáculo são armadilhas, em geral em forma de espinhos no chão, ou buracos no chão de onde saem lanças e coisas do gênero, e em geral, irão causar dano ao personagem, e muitas vezes algum status negativo.

Porém, o grande perigo são os precipícios. Cair num deles irá imediatamente matar o personagem, como em todo jogo clássico do gênero!

Combate

O jogo possui apenas um botão de ataque, por padrão a tecla D. Apertá-la em sequência fará o personagem fazer um pequeno combo.

Um ataque muito importante é o ataque aéreo, feito ao apertar o botão de ataque no meio do pulo. Esse ataque é capaz de quebrar a guarda do inimigo, e também capaz de quebrar escudos de inimigos.

Outro ataque legal é o chute, que chamo carinhosamente de THIS IS SPARTA, feito ao estar muito próximo do inimigo e apertar o botão de ataque. Causa um pequeno dano, e arremessa o inimigo bem longe.

Manobras

O botão de ataque pode ser segurado, fazendo com que o personagem carregue seu ataque. Se soltado, fará um ataque forte à frente do personagem.

Caso você carregue o ataque, e pressione um dos lados, o personagem fará um ataque deslizando na direção apertada. Esse ataque também é capaz de quebrar escudos.

Durante a sequência de ataques, você pode segurar o direcional para cima, para fazer um combo aéreo. O personagem irá automaticamente lançar o inimigo ao ar, pular e atacar, e finalizar com um ataque que o lançará ao chão.

Outro ataque de sequência, feito ao segurar o direcional para baixo, é o ataque Carrossel. Isso te fará segurar o personagem pelas pernas, e girá-lo ao seu redor, acertado também inimigos próximos, e finalizando com o inimigo sendo arremessado.

Quando um inimigo está no chão, você pode atacá-lo, o que irá resultar em poderosos pisões.

Outra possibilidade é se aproximar dele e apertar a tecla A, que interage com objetos e pega itens. Isso te fará carregar o inimigo, podendo mover livremente com ele sobre você, e em seguida arremessá-lo na direção que quiser. Muito útil para derrubar inimigos ou lançá-los em precipícios.

Você poderá pegar inúmeros outros objetos e arremessá-los em combate, como barrís, candelabros e outros mais.

Itens ativos

Você poderá carregar até 4 itens ativos, cada um de um tipo diferente. Você poderá selecionar cada tipo de item com as teclas 1 a 4, respectivamente.

Para usar o item ativo selecionado, basta apertar a tecla S. Dependendo do tipo de item, você deverá segurar a tecla.

Magias gastam mana quando utilizadas. Já Pergaminhos e Poções tem apenas um uso e sumirão ao serem utilizados. Armas de Arremesso também só possuem um uso, mas há a possibilidade de você carregar vários de um mesmo tipo.

Destrancando baús

Você encontrará diversos baús em sua jornada, e a grande maioria deles está trancado. Para iniciar o mini-game de lockpicking, basta se aproximar do baú e utilizar a tecla de interação, A.

O minigame é muito simples: você visualizará um ferro, que ficará indo para esquerda e direita, e deverá apertar o botão apenas para que pressione os pinos dourados.

Caso pressione sobre um dos pinos cinzas de espinho, tomará dano e será arremessado para trás. Já pressionar sobre a madeira irá apenas encerrar o minigame. Caso falhe, você poderá tentar novamente quantas vezes quiser.

Eventos

Algumas das salas que você encontra nas fases são salas de evento. Cada evento é totalmente único e diferente, com potencial de premiar o jogador, e algumas vezes de penalizar também com algo ruim.

São cerca de 25 eventos totalmente diferentes que você pode encontrar.

Vidas

O jogo limita muito a forma de recuperar vida em fases: ou será pegando comidas, que caem de inimigos e baús, ou utilizando poções.

E você também possui uma quantidade limitada de vidas. Caso perca todas, adeus run: game over! Isso só não ocorre na dificuldade casual.

Chefões

As lutas com chefes merecem destaque. Em cada run, você encontrará um de três chefes no meio do jogo, e o chefão final é sempre o mesmo.

Cada chefe possui uma mecânica única, de modo que os encontros sejam muito divertidos de serem descobertos.

Um detalhe interessante que pode passar despercebido é que é possível voltar a salas anteriores de uma mesma fase. Portanto, pode ser útil deixar comida e itens, e voltar posteriormente para pegá-los.

Isso também é util no caso de você achar uma loja de itens na fase, e faltar um pouco de ouro para poder comprá-los. Você pode avanaçar um pouco na fase, e fazer o caminho de volta posteriormente para comprar o item que não podia!

Configuração

Você pode redefinir as teclas conforme seu gosto. Já pra quem preferir jogar no joystick, o jogo tem suporte perfeito, mas infelizmente, no momento não é possível alterar os botões do joystick.

Arte

Gráficos e interface

O design é bem cartunesco, com animações simples porém efeitos belos. O resultado final é um gráfico bem agradável e um estilo único.

A interface é pequena e bem posicionada no topo da tela, sem qualquer obstrução sobre o jogo.

Sons e música

A música do jogo é bem tranquila, nada excepcional mas combina bem com a atmosfera bem-humorada do jogo na maior parte do tempo.

Os sons são bons também, onde mesmo após um bom número de runs, não me senti enjoado deles - coisa que costuma acontecer facilmente em jogos do gênero.

Cooperativo

Atualmente, Rampage Knights conta com suporte a cooperativo local e online para 2 jogadores.

Infelizmente, há algumas restrições técnicas quanto ao modo online, o que pode ser desanimador para alguns jogadores.

Cooperativo online

Pra começar, não há lobby ou qualquer forma de matchmaking que te permita encontar novos jogadores ou visualizar partidas. Ou seja, você precisará adicionar a pessoa como amigo no Steam, para então poder convidá-la.

Não bastasse isso, nenhuma progressão permanente é gravada no modo online. Nem mesmo a run em andamento é salva, ou seja, se precisar sair do jogo, não dá pra retomá-la.

Os desenvolvedores reconhecem que atualmente o modo online é bem limitado, e já estudam uma forma de completá-lo com um sistema de matchmaking.

Cooperativo local

Este funciona perfeitamente, com progressão permanente sendo salva sem qualquer problema.

A única coisa a apontar é que não há drop-in, ou seja, você precisa iniciar uma nova partida para jogar em modo cooperativo local.

Também não é possível que 2 jogadores joguem no teclado, sendo obrigatório ao menos um joystick.

Morte

Em modo cooperativo, os jogadores só terão uma vida. Porém, o jogo conta com uma mecânica única: ao morrer, você vira um fantasma, e pode andar e atacar inimigos, causando 1 de dano e os derrubando.

O jogo informará uma quantidade de almas necessárias para reviver. Assim que seu aliado conseguir matar essa quantidade de inimigos, você reviverá.

Também será revivido caso o aliado passe de fase.

Friendly fire

Aqui é outro detalhe que pode não agradar a todo mundo. Assim como nos Beat'em Up clássicos, é possível acertar golpes em aliados.

Não é possível causar dano diretamente no aliado, mas você pode derrubá-lo várias e várias vezes - inclusive em precipícios.

No momento não é possível desativar esse recurso.

Veredito

Rampage Knights é ideal para fãs de Beat'em Ups e Roguelikes, reunindo características de ambos os gêneros de forma criativa e divertida.

Apesar de possuir uma campanha curta, a variabilidade das fases, itens e inimigos, somados ao grande desafio vão manter o jogo interessante por bastante tempo.

O modo cooperativo só soma nisso tudo - apesar de atualmente ter algumas limitações no cooperativo online.

Os desenvolvedores também estão fazendo um trabalho muito legal na comunidade do Steam, interagindo diariamente com os jogadores e aceitando sugestões variadas, e portanto o jogo ainda irá melhorar muito.

Quem quiser dar uma olhadinha sem compromisso, pode testar o Demo Técnico do jogo, que teve seu acesso liberado há muito tempo durante a arrecadação de fundos do jogo - só pra ter uma noção, hein!

Comentários