As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Saints Row: The Third

Se você é fã de jogar GTA para bagunçar na cidade, roubar carros, atropelar pedestres e fugir da polícia, precisa conhecer Saints Row: The Third. O jogo nada mais é que um GTA "excêntrico", com um modo cooperativo excelente, permitindo a 2 jogadores bagunçar por toda cidade, com direito a empunhar um caralho de borracha roxo e dar PAULADAS em todo mundo por ae.

A premissa é essa: jogo Sandbox é para zuar, tal qual internet é para pornografia. Sem cerimonias, entre nessa aventura, e aproveite horas garantidas de diversão com direito a boas risadas.

Ficha Técnica

Gênero Ação
Desenvolvedora Volition Inc.
Publicadora THQ
Cooperativo Online 2 jogadores
Cooperativo em Rede Local 2 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Data da lançamento 15/11/2011
Data da análise 10/09/2012
Processador Dual Core 2 GHz Dual Core 3 GHz
Memória 2 GB 4 GB
Espaço em Disco 10 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 8800 GT GeForce GTS 450
Vídeo (AMD) Radeon HD 3800 Radeon HD 5450
Direct X 9.0c 11.0

Enredo

O enredo é: você é de uma gangue que era super foda, os Saints, e tinha dinheiro, armas, mulheres, mansões, tudo.

Ai uns vilões aparecem e te depenam, matam um carinha da sua gangue, tomam a cidade (dividida entre 3 gangues rivais), e ai você começa seu caminho por vingança e justiça e grana e putas. Tão inspirador quanto novela das 8, né não?

A história pode ser medíocre e clichê, mas tem uns personagens muito divertidos e únicos, com personalidade muito zuada, e certamente rendem muitas cenas que nenhum outro jogo vai te proporcionar. Acho que levando em conta alguns dos personagens, já faz a história ganhar vários pontos...

A campanha principal conta com 47 missões, que devem levar algo de sei lá, umas 15 horas pra completar, se você não enrolar muito entre elas. E como disse, prepare-se para presenciar cenas de ação indescritíveis...

Progressão

Dinheiro

De práxis, juntar grana, afinal o capitalismo é selvagem e tá fácil pra ninguém não. Você junta grana de vários modos - além de fazendo as quests principais, ainda ganha dinheiro cumprindo atividades (quests secundárias), e em várias outros métodos, como roubar lojas, depenando pedestres, sequestrando passageiros de carros, juntando ítens colecionáveis (bonecas infláveis, é claro!)... entre outros.

Com grana, você compra propriedades, te permite comprar roupas, fazer cirurgias no seu personagem (podendo inclusive mudar de sexo, ui), tatuagens, e claro, ARMAS. Comprar armas, melhorar armas, comprar munição...

Personalização

Sobre cirurgias, entra outro ponto interessante: você pode personalizar o visual do seu personagem com muita liberdade. A interface do cirugião plástico é exibida no começo do jogo, quando você cria seu personagem, e te permite fazer personagens muito únicos, personalizando com muitos detalhes o visual do seu personagem, como também escolhendo sexo, voz, animações de comemoração e provocação... muito legal... pra quem curte esse tipo de coisa, é bem detalhado mesmo.

Respeito

Voltando, né... além do dinheiro que é o combustível do mundo, o jogo ainda conta com um sistema de respeito, que é dividido em 50 níveis. Quando seu personagem faz praticamente qualquer coisa fodástica (de missões, a dirigir perigosamente), ele ganha respeito, e acumulando isso ganha níveis. Quando você passa de nível, libera upgrades a serem comprados com dinheiro, que alteram em muito o potencial do seu personagem, fornecendo habilidades extras, melhorando habilidades existentes... etc.

As habilidades de nível máximo, bem caras, permitem inclusive um "god mode" legal no jogo, onde você fica invunerável a certos tipos de dano, com munição infinita, etc... confesso que é algo muito tentador no começo, mas certamente depois de um tempo perde um pouco a graça... mas não deixa de ser uma proeza, afinal pegar nível 50 e juntar a grana para essas habilidades demora um bocado, então é uma recompensa justa!

À medida que você vai tomando a cidade devolta para sua gangue, isso libera para você uma renda na cidade, que a cada hora te permite sacar um montante de dinheiro. Infelizmente, quando a renda ficar alta, você provavelmente já não terá tanto uso para o dinheiro.

Para conseguir 100% do jogo, você deve finalizar as missões da história principal, completar as 56 atividades, compras as 34 lojas, 30 propriedades e 10 casas, desmantelar as 32 operações de gangues rivais e achar as 80 bonecas infláveis escondidas... e olha, vai muito tempo nisso, viu.

E não é tudo: o jogo ainda possui o Saints Book, que tem 32 missões de assassinatos, 13 missões de roubos de veículos e 41 desafios (espécie de achievements)... eu ainda não consegui finalizar tudo, mas tô quase lá! Enfim, é muita putaria para se fazer, quando você cansar de vadiar por aí sem estar fazendo algo concreto.

Jogabilidade

GTA, só que não

Muito parecida com a jogabilidade do GTA, né. Andar, correr, mirar, tudo em terceira pessoa. Pilotar carros (com direito a nitro), aviões, helicopteros, lanchas, motos, tanques...

São muitos botões, a tela de comando é enorme, e tem várias páginas. Mas ainda sim, é uma jogabilidade intuitiva, e você pode fazer muita coisa com poucos botões.

O jogo ainda tem alguns comandos bem inusitados: se você ir correndo para cima de alguém e clicar com qualquer botão do mouse, vai fazer um movimento aleatório muito zuado em cima da pessoa mais próxima, podendo ser algo de luta livre com um toque de filme de trapalhões dos anos 80.

Sem armas, dar botão direito para socar inimigos inicia uma sequência de golpes ninjas sobre o inimigo (aparecem botões para você apertar, mas sinceramente não parecem fazer diferença alguma se você apertar eles ou não, hehe).

Ainda tem o botão melee para armas de fogo, que te permite bater com sua pistola (ou até com sua bazuca) nas genitálias dos seus oponentes com sua arma... enfim, as possibilidades são muitas.

O jogo conta com um movimento de entradas em veículos sensacional, se você segurar corrida e usar o botão de entrar no carro, o personagem PULA ATRAVÉS DO PARABRISA DO CARRO OU JANELA LATERAL E APARECE MAGICAMENTE DENTRO DELE. Dúvido você poder fazer isso em algum outro jogo! Enfim, é muito zuado...

Arte

Na minha carroça os gráficos são uma bosta, mas o jogo tem suporte a Direct X 11, e em placas boas o suficiente, tudo no máximo, o jogo fica muito lindo e detalhado.

Os sons são muito legais, as vozes são legais, as músicas são, bom, depende do que você gosta de ouvir, e das rádios que selecionar nos carros. O jogo tem rádios, como GTA, e ainda te permite fazer uma "fita k7", escolhendo músicas individuais de cada rádio e montando sua própria playlist. Opção muito legal, sem dúvida.

Cooperativo

Campanha

É fantástico. Poder jogar a campanha inteira, num mundo aberto, podendo zuar à vontade... não tem preço!

Lembro no áuge das Lan Houses onde alguns corajosos iam para jogar GTA 3 ou Vice city, e munidos de um papel de códigos, se divertiam por horas... agora imagina poder fazer isso com um amigo? Dificilmente algum jogo consegue ser mais divertido que isso.

As opções são muitas, tanto para quem quer seguir a história, ser um bom membro da gangue dos Saints, ou simplesmente um malandro safado matador que manja das putarias, jogando em dois certamente a diversão é muito maior do que simplesmente o dobro.

Whored mode

Além de poder jogar a campanha, o jogo também possui um modo chamado "Whored mode", que coloca os personagens contra ondas de putas, com armas pré-definidas em casa fase, com a missão de acumular pontos. É uma boa opção quando o sandbox fica cansativo, e certamente rende mais risadas ainda, considerando as ondas inusitadas de oponentes.

Veredito

DO CARALHO. Roxo e borrachudo. O jogo é muito fodástico, e deve ser apreciado por qualquer um que gosta de bagunçar em jogos do gênero, que aprecie a liberdade de um sandbox, e que goste de usar de jogos de forma catártica, para liberar a besta enraivecida sobre um mundo de pessoas poligonais pedindo para serem explodidas, atropeladas, fuziladas e caralhadas.

Comentários