As mais completas análises de jogos cooperativos para PC

Análise / Review: Star Wars: The Old Republic

Star Wars: the Old Republic talvez seja o MMORPG que mais mereça o tal do "RPG" no nome do gênero. Apesar de ser um MMO, em muitos momentos me senti jogando um RPG, lembrando demais o Star Wars - Knights of the Old Republic, porém num formato de MMO.

Achei o jogo muito parecido com World of Warcraft - não hesito em dizer que o jogo parece uma adaptação fiel de Star Wars feita sobre o sistema do WoW. Tive essa impressão desde o começo, e em muitos momentos, ainda é assim que vejo o jogo. Mas não apenas isso - ele é isso, e muito mais!

Dado o público alvo do jogo, fizeram vários sistemas peculiares, que permitem tanto o avanço de jogadores casuais quanto caracterizam o jogo de uma forma única! Enfim, vamos lá, pegue seu sabre de luz, e me acompanhe, jovem Padawan...

Ficha Técnica

Gênero MMORPG
Desenvolvedora BioWare
Publicadora Electronic Arts
Cooperativo Online 8 jogadores
Cooperativo Local Sem suporte
Cooperativo em Rede Local Sem suporte
Data da lançamento 20/12/2011
Versão analisada 1.5.1a
Data da análise 01/12/2012
Processador Dual Core 2 GHz
Memória 2 GB
Vídeo (NVIDIA) GeForce 7800 GT
Vídeo (AMD) Radeon X1800
Direct X 9.0c

Enredo

Ambientação

O jogo ocorre, obviamente, no próprio universo do Star Wars, logo que estabelece-se o conflito entre o Império Sith e a República Galática, 300 anos depois dos acontecimentos dos jogos da franquia Star Wars: Knights of the Old Republic, e mais de 3.500 anos antes os eventos dos filmes da saga.

Classes

Agora, como o seu personagem começa, depende de você. Você pode criar um personagem na República ou no Império, que são as duas facções do jogo, e em cada uma delas, possui 4 classes As classes podem ter várias raças válidas para elas. De qualquer forma, raças são praticamente apenas para delimitar o visual do personagem - o que mais influencia é a classe, é claro.

A história principal do jogo é conforme essa sua classe, ou seja, ao todo existem 8 enredos distintos, conforme cada uma dessas classes: 4 para a República, 4 para o Império. Porém, existem várias formas de se jogar essa mesma história...

Progressão

Personagem

Como esperado, existe o sistema de leveling, atualmente com nível máximo de 50. Ao passar de nível, seu personagem aprende skills novas nos treinadores da sua classe, ok.

Classe avançada

Porém, a primeira grande progressão ocorre quando você atinge nível 10, e finaliza o planeta inicial. Após isso, você irá escolher uma classe avançada. Cada uma das classes possui duas classes avançadas possíveis, e essa escolha é permanente. Essa classe avançada que realmente irá definir sua forma de jogo. Ou seja, efetivamente, o jogo conta com 8 classes distintas, um número muito bom.

Após a classe avançada, todo nível te garantirá 1 ponto de "talento", em que você gastará entre as 3 árvores de sua classe avançada, para poder especializar o seu personagem em algo. Essa é uma escolha, porém, que você pode mudar posteriormente, mas certamente define mais ainda o estilo de jogo do seu personagem.

Companions

Outra forma de progressão são os Companions. Mais ou menos no nível 8 você deve receber seu primeiro companion, antes mesmo de finalizar o "primeiro mundo" (level 1-10). O Companion é um NPC que te seguirá como um "pet" de MMOs, te auxiliando em combate. O nível dele é sempre igual ao seu. Portanto além de se equipar, você também pode (e deve!) equipar seu companion apropriadamente para que ele seja eficaz.

Cada classe conta com 5 companions distintos, variando conforme a história e tudo mais. Também há um companion droid, comum a todos da mesma facção. Mas é só isso? Na verdade, além de ajudar no combate, os companions que executam suas "profissões", não seu personagem. E aí, vem um ponto interessante...

Quando você tem um companion com você, algumas escolhas de diálogo que você fizer irá afetar o "afeto" que o companion tem por você. É uma barra, beeeem extensa, que vai de 0 a 10000, e diz o quanto o companion gosta de você. Para aumentar ela, você precisa ir bem nos diálogos conforme o que seu companion quer ouvir, ou simplesmente dar "presentes" a ele. Ter o afeto alto não é obrigatório, mas garante que seu companion irá se esforçar mais quando você mandá-lo apanhar cristais, ou realizar uma missão.

Crew Skills

Ah, por falar em profissões, né... no jogo, são chamadas de Crew Skills. Jogadores free possuem 1 slot de profissão apenas, jogadores "prefered" possuem 2 slots, jogadores assinantes garantem 3 slots de profissão por personagem. Independente disso, como expliquei, toda vez que você tenta executar sua profissão (colher itens, criar itens, executar missões), o seu companion desaparece, pelo tempo necessário para concluir a profissão, e em geral, quando ele retorna, pode falhar ou suceder em sua ordem, e fazer isso irá aumentar a sua skill na profissão que utilizou.

São ao todo 14 profissões, divididas entre Gathering (colhem recursos), Crafting (criam itens com recursos) ou Mission (em geral "geram" itens aleatórios). Ou seja, mais algo para você se preocupar, e auxiliar seu personagem em conseguir itens ou aquele dinherinho extra.

Itens

Ah sim, itens... aqui tem um aspecto bem interessante. Muitos itens no jogo possuem "slots", e neles você insere vários "pedaços" para determinar a efetividade do item e seus stats. Itens de nome laranja na verdade dependem 100% dos slots do item para determinar sua efetividade. Portanto, você consegue ir dando "upgrade" em itens, e em muitos casos, pode manter o mesmo visual do seu personagem, trocando apenas esses slots...

Um exemplo, o primeiro sabre de luz que seu personagem pega (se for um Jedi ou Sith, claro, mas por que diabos não seria?) é um item laranja (custom quality), com 4 slots: Hilt, Crystal, Mod e Enhancement. Em cada um desses slots vai ter um "mod", que dará certa quantidade de stats. O Hilt, além disso, dita o "Rating" da arma, que definirá o dano dela. Você pode usar esse sabre de luz até o level 50, caso queira: se colocar um Hilt de level 50, ele dará dano como uma arma level 50. Se tiver os 4 mods de nível 50, efetivamente ele dará tanto stat como um item level 50.

É um sistema bem interessante, que embora não chegue a alterar o visual do item como em Hellgate: London ou mesmo na série Knights of the Old Republic, permite a você escolher o visual conforme o item, e alterar os mods dele para mantê-lo utilizável.

Eu mesmo ainda uso o Sabre De Luz Com Lâmina Dupla inicial que recebi em meu Sith Assassin, e apenas atualizo os mods dele, pois achei ele mais bonito que os outros que peguei!

Para conseguir esses mods, existem várias formas: você pode recebê-los como recompensas de quests, achar em monstros, criar com skills de criação, mas provavelmente pegará a maioria dos seus através de comendações.

Quando você chega num planeta, certas missões dele (e monstros também, com menor chance) te darão comendações, que podem posteriormente comprar itens naquele planeta, e sempre vende mods. Portanto, é um incentivo a mais para realizar o maior número de quests possível em um planeta.

Enfim, equipar-se é uma experiência bem tranquila no jogo, pois você aproveita muita coisa de seus ítens, e vai melhorando cada mod individualmente, tendo upgrades de itens com uma frequência excelente, porém costumam ser upgrades "sutis" no personagem. Sem dúvida, algo excelente, que garante que você sempre conseguirá melhorar seu personagem, pouco a pouco.

Social

O jogo possui outras progressões, como "nível social", por exemplo. Quando você faz uma party, sempre que entra em um diálogo em grupo, ou finaliza quests em grupo, você recebe pontos sociais, que te fazem eventualmente passar de nível.

Esse ranking social não parece tão útil - serve como requerimento para itens sociais, que como dá pra imaginar, são puramente visuais (são itens custom quality), ou seja, o stat variará conforme o mod deles.

Também parece dar acesso a novos emotes e coisas do tipo.

Light/Dark Side

Outra progressão que você terá em mãos é o paradoxo de Light/Dark side. Certas opções de diálogos no jogo irão dizer se seu personagem é bom ou ruim, dando pontos de Light e Dark side. Então, o jogo irá subtrair um ponto do outro, e a diferença te apontará para um dos lados.

Você também passa de "nível" de Dark e Light side, e isso garante ao seu personagem acesso a itens exclusivos, como também aparentemente irá alterar sutilmente a aparência do seu personagem.

E sim, você pode ser um Jedi malvado nas escolhas, ou um Sith bonzinho. Tem para todos os gostos.

Também há um sistema de nível baseado em pvp (warzones) que você faz... além de ganhar pontos para comprar itens, você passa de nível, que te dá acesso a algumas skills "novelty", como dar soco desarmado, e golpes mais avançados posteriormente. Não vejo tendo muita utilizada, senão num servidor RP, mas também é algo interessante.

Nave

Vejamos... você pega itens para você, para seus companions... e que tal, itens para sua nave??? Assim que você termina os segundo planeta (level 15 mais ou menos) você receberá uma nave, para fazer viagens interestelares, naturalmente. Mas isso também te dará acesso a uma espécie de mini-game, que transforma o jogo num space shooter, onde você controla sua nave, e tem missões para fazer!

Certamente é algo que contribui com a ambientação do jogo... apesar de ser bem simples, jogar essas missões te garante pontos, títulos, experiência, entre outras coisas. E para progredir, você deve melhorar sua nave - ela tem um inventário próprio também, e precisará ser melhorada caso você deseje progredir nas missões com ela. É algo bem opcional também, e mais relevante para quem é assinante, já que free player pode fazer apenas 3 missões de nave semanalmente...

Legado

E ai, progressões mais que suficiente em termos de sistemas, não? Não! Para finalizar, vai outro sistema exclusivo para o jogo. Ao finalizar o capítulo 1 de sua classe (segundo planeta), você liberará o sistema de Legacy (Legado), que permite adicionar um "sobrenome" comum a todos seus personagens, e dará a eles um sistema compartilhado de experiência de legado.

O sistema de legado tem muitas utilidades, como garantir acesso a skills específicas para aumentar a progressão de todos os personagens, bem como várias comodidades (como acessar o mercado da nave), entre outras regalias e peculiaridades.

Ao entrar no sistema de legado, você poderá atribuir a ligação entre os personagens seus: fulano é pai de ciclano que é casado com fulana, e assim por diante.

Jogabilidade

Como falei no começo, a jogabilidade lembrar demais WoW. Muitas skills mesmo tem um balanceamento similar nesse aspecto. Acho que a grande diferença mesmo é a ausência de "autoattack" nesse jogo - para ficar atacando com ataques básicos, você deve ou dar botão direito no inimigo (executará a PRIMEIRA SKILL de sua barra de skills), ou mesmo ficar clicando no próprio botão da skill de ataque. No mais, é bem similar ao WoW.

Devo dizer que é uma jogabilidade que me agrada muito em MMOs, apesar de ser limitada em muitos aspectos, pois confere um senso de "jogo em turnos" ao invés de tempo real, pelo cooldown global ao usar-se uma skill. Inclusive, devo apontar que a própria skill de "ataque", que é fraca e não gasta recursos, também ativa o cooldown global!

E bom, como em WoW, chega um dado momento e você fica com skills demais para usar. Especialmente considerando que player free tem acesso a um máximo de duas barras de skills, você fica limitado ao tentar usar aquelas skills para situações bem específicas - e bom, como tem muitas skills, fica difícil memorizar tudo e utilizar a melhor skill no momento certo: bem quando eu estava me adaptando as minhas skills, recebi umas 5 skills a mais (ao upar 2 níveis), tive de reorganizar tudo, e voltei a apanhar pra barra de skills novamente... é meio frustrante, né, mas fazer o que!

Arte

Gráficos e interface

Devo começar falando da interface. Eu achei a interface excelente em muitos aspectos, especialmente porque o próprio jogo vem com um editor de interface, que te permite mover os objetos dela, redimensionar, e definir a opacidade de cada elemento, bem como esconder o que desejar.

Isso torna a experiência bem agradável, e te permite dar a cara que quiser a sua interface.

Em termos de modelos e efeitos visuais, o jogo é muito bom - possui um nível de detalhamento excelente, compatível com o ano do jogo, considerando que é um MMO também.

O jogo possui muitas opções visuais, o que certamente garante que ele utilizará os recursos do seu computador conforme você permití-lo.

Sons e música

Sons, não tem muito o que falar, é o que se espera de um Star Wars... todo mundo irá reconhecer os sons já bem conhecidos de sabres de luz, blasters e tal.

Apesar de que devo ser sincero e achar um pouco enjoativo todos os sons sendo repetidos com frequência.

A trilha músical eu acho bem fraquinha também, apesar de ter seus momentos épicos.

Cooperativo

MMORPG

Os formatos de coop são os "padrões" de MMO: você pode fazer uma party com até 3 outras pessoas para fazer quests no "mundo aberto", como também pode ir para Flashpoints, que são as "instâncias" do jogo.

Cabe ressaltar que companions ocupam lugar de um jogador num Flashpoint. Ou seja, se você jogar em 2 jogadores, pode cada um ter seu companion, preenchendo os 4 slots do grupo. Caso seja um grupo de 3 jogadores, apenas um dos jogadores poderá usar seu companion.

E também é importante avisar que existem muitas quests de mundo aberto que são designadas para grupos. Quando é o caso, no próprio nome da quest fala algo como [GROUP 2], ou até mesmo [GROUP 4]. São muito difíceis de serem feitas, e certamente são as quests com as melhores recompensas.

Além disso, ainda é possível fazer grupos maiores: Operations, são as "raids" do jogo, onde 8 jogadores jogam em conjunto seguindo uma história e vencendo desafios. Eu ainda não tive experiência com Operations, mas pelo que li, são muito boas, e tem um enredo excelente.

PvP

E finalmente, as Warzones, que são os "Battlegrounds" do jogo, onde confrontam-se 8 jogadores do Império e 8 jogadores da República. O jogo possui várias Warzones com objetivos diferentes, e ao alistar-se para Warzone você pode cair em qualquer uma delas.

Para quem gosta de um pvp em grupo, são uma excelente pedida, e de quebra ainda garantem acesso a itens bem legaizinhos.

Enfim, é o "padrão" de MMOs mesmo. O jogo obviamente possui um sistema de "Group finder" para flashpoints, operations e warzones, portanto não é difícil encontrar um grupo e entrar logo em batalha.

Free to Play

Acho que como o jogo virou free recentemente, cabe uma seção no review para abordar isso... muita gente acessa o "Matrix" de Free 2 Play e desanima totalmente do jogo, achando que "não vai poder fazer nada".

Jogador Free, aquele que não gastar "nada" com o jogo, terá a seguinte limitação: Sprint (skill de correr + rápido fora de combate) acessível apenas no level 15, apenas uma Crew skill por personagem (profissão), sem acesso algum ao banco (Cargo Hold), limite de dinheiro de 200.000, chat muito limitado, não pode mandar mail, nem pode participar de trade, pode por apenas 2 itens por vez na "AH" (Galactic Trade Network), reespecialização custa mais caro.

Caso você decida comprar Cartel Coins, a moeda "premium" do jogo, mesmo que compre o valor mínimo (5 dólares), será considerado um jogador "Preferred". Como prefered, você terá os seguintes benefícios, em relação ao jogador free: Sprint acessível desde nível 1, duas Crew skills, acesso a 1 aba do Cargo Hold, limite de dinheiro de 350.000, chat menos limitado, pode mandar mail com 1 anexo porém sem dinheiro, pode participar de trade a partir do nível 10, reespecialização com um custo um pouco inferior.

Porém, tanto frees quanto preferreds ainda tem as seguintes limitações: 2 personagens por conta, menos opções de raças, não tem acesso à operações (raids), acesso a 5 warzones (battleground) por semana, acesso a loot do ultimo boss em Flashpoints 3 vezes por semana, 3 missões espaciais por semana, não pode aumentar inventário com gold do jogo (apenas com cartel coins), cooldown maior em Quick travel, não possui a skill "Emergency Fleet Pass" (teleporte para uma cidade específica da facção), acesso à montarias 10 níveis mais tarde, revive limitado, não pode usar itens roxos, limite de 20 commendations, compra itens mais caros de NPCs, ganha menos XP, não recebe bônus de Rested em XP, acesso à apenas 2 barras de skills, acesso limitado a itens de eventos, paga mais caro para remover mods e adicionar slots em itens. Ufa!

Devo reconhecer que são muitas limitações - porém, em sua maioria, não são tão pesadas assim. Talvez a mais pesada, a longo prazo, seja não poder participar de Operations ou equipar itens roxos, o que certamente limita a força no "late-game".

Porém, você consegue facilmente acompanhar a história do jogo, se divertir bastante, acessar todas as áreas, chegar no nível máximo, etc... como sempre argumento para defender o jogo, é melhor várias restrições leves do que uma pesada.

Eu diria, no mínimo, que vale a pena experimentar o jogo... se você estiver se divertindo muito, e desejar jogar por meses, certamente vale a pena assinar. Caso queira jogar um pouco, um mês ou menos, ou jogar semana sim semana não, até compensa fazer o pagamento mínimo para ter algumas regalias e algumas limitações a menos para quando quiser jogar.

O pagamento mínimo para virar preferred é $4,99, e a assinatura mensal é atualmente $14,99 por mês.

Veredito

Eu ache um jogo excelente, apaixonante. Inicialmente eu fui surpreendido pela similaridade com o WoW, pois já vi muitos MMOs baseados nele, mas nenhum me lembrou tanto ele como o SWTOR, ao ponto de eu entrar no jogo e já me sentir familiarizado com a jogabilidade.

E aos poucos, à medida que jogava, fui me envolvendo mais na trama do jogo, acompanhando a história, e fiquei surpreendido. Confesso que de começo eu pulava os diálogos, nem lia nada, e só comecei a ler quando isso começou a afetar o Light/Dark side do meu personagem e o afeto do meu companion... mas desde então, eu tento ler o máximo que posso, e garanto: vale a pena.

É um ótimo jogo, com excelente imersão para um MMO, que consegue competir com a imersão de grandes RPGs singleplayer. Quantas vezes isso costuma acontecer?

Mas peço paciência, acima de tudo. Se você quer ser o mais foda de todos, pegar nível máximo pra conhecer conteúdo end-game o quanto antes, eu recomendaria nem perder tempo: vá para o WoW, não tem erro.

Agora, caso você aprecie sim certas características do WoW, porém busque algo diferente, e aprecie elementos do universo de Star Wars, você é mais que bem-vindo a aproveitar esta obra.

Que a força esteja com vocês!

Comentários